GWM Haval H6 mal chegou ao Brasil e já tem alteração considerável de preço
Mesmo com o dólar em queda, a chinesa subiu entre R$ 5 mil e R$ 16 mil os valores do SUV médio híbrido
A Great Wall Motors, conhecida pela sigla GWM, é a mais recente montadora de veículos no Brasil. A chinesa tem o ousado plano de produzir modelos eletrificados por aqui, para isso adquiriu a planta que era da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo. Enquanto a produção local não começa, os primeiros modelos da marca serão importados.
Até o momento, a chinesa apresentou apenas um veículo, apesar de já ter confirmado outros para cá, o modelo escolhido para debutar no Brasil foi o Haval H6, em três versões distintas, todas híbridas. Um ponto é que, apesar de novata, a marca chega mostrando vícios conhecidos de outras empresas por aqui, como o aumento injustificável de preços.
Lançado oficialmente no fim de março, com ações todas voltadas para a internet, enquanto as lojas da marca não são inauguradas (as três primeiras abriram as portas em abril em São Paulo), o H6 até chegou com preços interessantes, principalmente ao comparar com a concorrência. Mas nem dois meses se passaram da apresentação e a chinesa resolveu subir os valores de todas as versões.
Se antes o H6 iniciava em R$ 209 mil, na versão de entrada HEV, agora ele parte de R$ 214 mil, ou seja, um aumento de R$ 5 mil, acréscimo de quase 2,5%. A intermediária PHEV pulou de R$ 269 mil para R$ 279 mil, alta de R$ 10 mil ou de 3,7%. Já a topo de linha, a GT PHEV, saiu de R$ 299 mil para R$ 315 mil, R$ 16 mil ou 5,35% a mais.
Um ponto interessante é que, no período, o dólar caiu de R$ 5,27 para atuais R$ 4,93 (na cotação desta sexta-feira, 5 de maio), queda de aproximadamente 6,45%. Ou seja, pela lógica, os valores do H6 deveriam cair nesta proporção e não subirem.
A justificativa da GWM para o aumento de preços é que, até então, os modelos estavam com valores promocionais de pré-venda e que, esses, são os valores oficiais do H6.
Com os preços iniciais, a marca afirma que, durante abril, 1.409 unidades do utilitário chegaram ao Brasil, mas que o número de encomendas, realizadas pela internet, foi ainda maior, superando a previsão da montadora.
Outro detalhe interessante nesta chegada da GWM ao Brasil é que, mesmo com um veículo lançado e já comercializado, a fábrica paulista adquirida e três concessionárias já inauguradas, a marca afirma que ainda não foi apresentada oficialmente no país e que o lançamento oficial está previsto para este mês de maio, ou seja, pode, ou não, ocorrer.
Apesar de dizer que ainda não foi lançada oficialmente no país, a Great Wall espera inaugurar 10 concessionárias em maio e outras 29 em junho.