Carregadores residenciais

GM firma parcerias para expandir soluções de recargas de elétricos

Em conjunto com a WEG e a Eletricus, a marca pretende ampliar a rede recarga residencial com serviços customizados

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Bocal de carregamento de veículo elétrico da Chevrolet.
Chevrolet firma parcerias para expandir soluções de recargas de elétricos. Foto: GM.

Com o intuito de expandir a rede de recarga residencial, a Chevrolet firma parcerias com a WEG e com a Eletricus para prover serviços customizados de estação de recarga em corrente alternada (AC) de última geração que passam a ser ofertados pela marca.

Atualmente, a montadora conta com 78 concessionárias devidamente habilitadas para comercializar as soluções de recarga, além da venda e assistência técnica de veículos elétricos da marca e pretende oferecer às novas soluções nestes pontos.

“A GM tem o compromisso de liderar o futuro da eletrificação com sua visão de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento, tornando-se uma empresa neutra em carbono até 2040. Vamos oferecer a mais ampla linha de EVs do mercado para complementar o portfólio atual, além de serviços ligados à conectividade e a mobilidade elétrica, por exemplo”, explica Glaucia Roveri, gerente de desenvolvimento de infraestrutura de veículos elétricos da GM América do Sul. 

A parceria com a WEG terá como foco tecnologias específicas para estações de recarga gerenciáveis de parede ou fixos que permitem recarga até três vezes mais rápido do que o padrão disponível no mercado (7,4kW), com potência que pode chegar a 22kW, dependendo da rede elétrica disponível 

Segundo a americana, essa capacidade é compatível com os EVs de futura geração da Chevrolet, que serão produzidos sobre a inovadora plataforma Ultium. Assim, bastarão 15 minutos na tomada para que estes veículos ganhem aproximadamente 40km extra de autonomia, que é a distância média diária percorrida pelo brasileiro.

A “Wall Charger Chevrolet” pode ser conectada à internet para que o cliente possa monitorar e comandar a operação de recarga remotamente via aplicativo. Ela traz a possibilidade de acesso via cartões de proximidade (RFID), aplicativo para celular e ainda uma gestão avançada via plataforma WEB, permitindo a medição de energia consumida por cada usuário para cobrança individualizada da fatura, recurso valorizado por condomínios.

O equipamento também pode ser conectado a uma instalação que já possua geração de energia solar e ser instalado em grupos para atender vários usuários em condomínio ou grandes estacionamentos, tudo com controle de demanda de potência para não sobrecarregar a infraestrutura elétrica, permitindo uma recarga segura por meio do Smart Charging System, conta com proteção contra chuva e raios solares (podendo ser instalado em área descoberta) e possui cabo do conector com cinco metros de extensão.

Atualmente, os elétricos da Chevrolet saem de fábrica com um carregador portátil limitado a 2,2kW. Pensando nos consumidores que buscam por um equipamento mais avançado e potente, a GM se uniu a Eletricus para oferecer uma solução inovadora: o carregador portátil Smart Chevrolet, com potência que vai até 7,4kW, entregando em média 40km de autonomia por hora de recarga. 

Compatível com tomada residencial e industrial, esse acessório possui tecnologia que reconhece a qual tomada vai ser conectado e limita a potência de recarga, a fim de evitar sobrecargas. Além disso, oferece maior velocidade de recarga sendo ideal para quem se desloca com frequência e precisa repor a autonomia do veículo de forma rápida, em locais em que não dispõem de carregador fixo de maior potência. 

Compacto, ele se encaixa perfeitamente no compartimento específico no porta-malas que abrigaria o equipamento original do carro e acompanha bolsa para transporte, suporte para fixação, plugs para tomada de três pinos padrão brasileiro de 20A e tomada industrial de 32A.

Tanto o carregador de parede Wall Charger Chevrolet quanto o carregador portátil Smart Charger Chevrolet possuem tecnologia de proteção à oscilação de energia e curto-circuito, a fim de evitar danos ao sistema elétrico do veículo e também ao da edificação.

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