Equalização

GM afirma que carro elétrico logo custará o mesmo que um a combustão

Segundo a marca, novas tecnologias e produção em escala maior já reduziram, nos últimos cinco anos, quase pela metade o preço das baterias

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Chevrolet Silverado RST EV.
GM afirma que carro elétrico logo custará o mesmo que um a combustão. Foto: GM.

Atualmente, o segmento dos veículos elétricos é o que mais cresce no mundo. Apenas no primeiro semestre de 2022, a categoria teve um aumento de 75% no volume global de vendas, comparado com o mesmo período do ano passado. A maior oferta de modelos, grandes investimentos em infraestrutura de recarga e leis de emissões mais rígidas são alguns dos fatores deste crescimento.

Outra razão importante é que a diferença de preço dos EVs em relação aos carros tradicionais a combustão também vem caindo – pelo menos lá fora –, muito por conta da redução dos custos das baterias que alimentam os elétricos. 

Estudos de mercado apontam que o custo médio do kWh das baterias caiu quase pela metade nos últimos cinco anos e deve reduzir mais 30% até meados da década, com o desenvolvimento de novos compostos químicos e a produção em maior escala.

A Chevrolet projeta que a nova geração de baterias, com a tecnologia Ultium, tenha um custo 40% inferior ao da linha de produtos atuais. A empresa já trabalha numa composição ainda mais avançada, que permitirá que seus EVs tenham um custo total de propriedade compatível com modelos a combustão, considerando porte e equipamentos semelhantes. 

A marca afirma ainda que a expectativa é que isso ocorra já a partir da segunda metade desta década, incluindo modelos compactos, pensados também para a América do Sul.

A longevidade das baterias e os planos extensos de garantia também estão trazendo tranquilidade para os consumidores e confiabilidade para o mercado de carros usados, que tem demonstrado a mesma receptividade dos veículos mais sofisticados, assim como acontece com o segmento de financiamento e de seguros. 

Outra característica dessas baterias de nova geração é a maior densidade energética. Mais eficientes, elas são capazes de armazenar uma quantidade maior de energia sem que seja necessário ampliar seu tamanho.

Um exemplo pode ser visto nos futuros elétricos da Chevrolet anunciados para o mercado brasileiro, como o Blazer EV que já faz parte da geração de elétricos da GM equipada com a tecnologia Ultium.

O SUV tem autonomia estimada de 530 quilômetros com carga máxima, mais do que suficiente para viagens interestaduais, como de São Paulo ao Rio de Janeiro. No meio do caminho é possível fazer uma recarga ultra-rápida em eletropostos. Aí bastam 10 minutos para ganhar 130 quilômetros.

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