GAC investirá R$ 120 milhões para produzir motores híbridos-flex no Brasil
Quinta maior montadora da China assina acordos de cooperação técnica com duas universidades federais brasileiras e uma estadual
A chinesa GAC dá início às operações no Brasil. A montadora, a quinta maior do país asiático, apostará em tecnologia de ponta e parceria estratégica com instituições de ensino superior no país. De forma inicial, a empresa aportará R$ 120 milhões, valores destinados à pesquisa e desenvolvimento técnico por aqui.
A marca firmou acordos de cooperação técnica com três universidades brasileiras, sendo duas federais, a de Santa Catarina (UFSC) e de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, e uma estadual, a de Campinas (Unicamp), em São Paulo.
A ideia da GAC Brasil é desenvolver motores híbridos e realizar pesquisa de ponta em tecnologias inteligentes que prometem uma revolução na indústria automotiva brasileira. A empresa anunciou que investirá no país, nos próximos cinco anos, R$ 5,8 bilhões.
Os memorandos de entendimento com as três universidades brasileiras, que são referências em engenharia elétrica, mecânica e automotiva no país, são o primeiro sinal dos planos da GAC. Segundo a chinesa, a ideia não é apenas produzir automóveis no Brasil, mas ajudar a definir os rumos da indústria nacional daqui para a frente.
O objetivo da montadora é ser a primeira fabricante chinesa a ter, no Brasil, uma linha de produção completa e um centro de pesquisa e desenvolvimento, produzindo carros à combustão, híbridos e elétricos, assim como é na China. As universidades coordenarão projetos de ensino, pesquisa e extensão com incentivos técnicos e financeiros da GAC.
As parcerias também incluem a promoção de estágios para estudantes e profissionais entre China e Brasil, além de programas de capacitação conjunta. A UFSC, UFSM e Unicamp atuarão nas áreas de veículos, motores, autopeças, componentes e materiais. A duração dos acordos de cooperação será de cinco anos, com possibilidade de renovação.
O principal objetivo é a produção local de motores flex e híbridos-flex para os carros que a GAC passará a vender e futuramente produzir no Brasil a partir de 2025, a fim de atender aos padrões de eficiência energética e sustentabilidade ambiental exigidos pelo mercado brasileiro.