Super picape

Ford apresenta a versão esportiva da Ranger, a Raptor

Desenvolvida pela divisão esportiva da marca, a picape chega como a mais rápida do mercado brasileiro, com 0 a 100km/h em 5,8 segundos

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Ford Ranger Raptor.
Ford apresenta a versão esportiva da Ranger, a Raptor (fotos: Ford).

Pela primeira vez, a Ford disponibiliza oficialmente uma versão Raptor para uma de suas picapes no Brasil. No mesmo ano que a marca trouxe a F-150 para cá, resolveu apresentar também a opção mais apimentada da Ranger, a Raptor. Em pré-venda – a montadora afirma que as 400 unidades disponíveis já foram reservadas – ela parte de R$ 448.600

Desenvolvida pela Ford Performance, a divisão esportiva da marca, a Raptor é ainda maior do que as demais versões da nova geração da Ranger. Ela cresceu em todas direções, tem 10mm a mais no comprimento (5.360mm), 193mm na largura (2.208mm), 40mm na altura (1.926mm) e 90mm na bitola (1.710mm) o entre-eixos é o mesmo, de 3.270mm.

Na frente, o destaque é a grade preta com o nome Ford estampado em letras grandes. Os para-choques de aço, também em preto, se conectam aos alargadores dos para-lamas da mesma cor, na dianteira e na traseira. O protetor dianteiro inferior em prata, traz dois ganchos de reboque.

A caçamba é equipada com protetor Flexbed, tomadas de 120V e 12V, pontos de ancoragem e tampas para a instalação de acessórios, exibindo a assinatura Raptor nas laterais e na traseira. Por dentro, a diferença fica pelo volante exclusivo e o acabamento em preto com detalhes em laranja por toda a cabine. 

Ford Ranger Raptor.

Por dentro, destaque para os bancos esportivos.

Os bancos, também exclusivos, tem revestimento em couro e suede preto com detalhes em laranja e são inspirados em aviões de combate. Eles têm estrutura de espuma preparada para absorção de impacto em para uso extremo no fora de estrada e formato de concha com apoio lateral. Os ajustes são elétricos em 10 níveis.

O grande destaque da Raptor é o conjunto mecânico. A picape utiliza um poderoso motor 3.0 V6 de 397 cavalos e 59,45kgfm de torque. O câmbio é o automático de 10 velocidades com conversor de torque e opções de troca por borboletas no volante. Com isso, ela é a caminhonete mais rápida disponível no Brasil, com um 0 a 100km/l em 5,8 segundos

Ford Ranger Raptor.

O acabamento interno é em preto com detalhes em laranja.

Ela ainda conta com sete modos de condução, Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Esportivo, Rock Crawl e Baja. Cada um apresenta ajustes específicos do motor, transmissão, freios, tração, direção, suspensão e escapamento, alterando também o grafismo do painel de instrumentos.

Os amortecedores têm modos de ajuste automático para salto (Jump Mode), enchendo e enrijecendo os pistões para absorver o impacto, e para máxima aceleração (Pedal Down), quando enrijece os pistões para dar mais estabilidade. Eles também podem ser ajustados pelo motorista, nos modos Normal e Sport para estrada e Baja para o off-road.

Ford Ranger Raptor.

A picape alinha potência e alta capacidade no fora de estrada.

Como um bom veículo esportivo, a Raptor também conta com sistema ativo de controle eletrônico de som do escapamento, que permite a configuração em quatro modos, “Silencioso”, com ruído baixo, “Normal”, com nível padrão, “Esporte”, com som mais intenso em altas rotações e “Baja”, com ruído intenso e agressivo para uso em competição.

A Ranger Raptor é construída sobre um chassi exclusivo, projetado para suportar níveis ainda mais severos de impacto, com reforços estruturais laterais nas longarinas, nas torres dos conjuntos de mola-amortecedor e no suporte do estepe.

Ford Ranger Raptor.

Os amortecedores são Fox de competição.

Para um melhor desempenho no fora de estrada, ela conta com uma suspensão de estrutura reforçada e o maior curso do segmento, com 256mm na dianteira (32% maior) e 290mm na traseira (18% a mais). Ela é do tipo Double-Wishbone na frente, com braços de liga de alumínio, e Watts Link atrás, com mola helicoidal.

Os amortecedores são Fox Live Valve Shocks 2.5 ativos de competição. A Raptor conta também com diferencial traseiro e dianteiro blocante, capacidade de imersão de 850mm, 32º de ângulo de entrada, 27º de saída, 24º de transposição de rampa, 45º de capacidade de aclive e 35º de inclinação lateral máxima e vão livre do solo de 272mm. 

Ford Ranger Raptor.

Ford Ranger Raptor.

Entre os equipamentos, a Raptor vem com faróis LED Matrix, navegador off-road, painel de instrumentos e central multimídia com telas de 12,4 polegadas, carregador e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som da B&O, iluminação 360°, monitoramento de ponto cego e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Ela conta também com piloto automático adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas e em marcha ré, assistentes de pré-colisão, auxiliares de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, estacionamento automático, sistema de frenagem pós-colisão, alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de sinais de trânsito e sete airbags.

Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
Ford Ranger Raptor.
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Ford Ranger Raptor.
Ford apresenta a versão esportiva da Ranger, a Raptor (fotos: Ford).
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