Ford apresenta a versão esportiva da Ranger, a Raptor
Desenvolvida pela divisão esportiva da marca, a picape chega como a mais rápida do mercado brasileiro, com 0 a 100km/h em 5,8 segundos
Pela primeira vez, a Ford disponibiliza oficialmente uma versão Raptor para uma de suas picapes no Brasil. No mesmo ano que a marca trouxe a F-150 para cá, resolveu apresentar também a opção mais apimentada da Ranger, a Raptor. Em pré-venda – a montadora afirma que as 400 unidades disponíveis já foram reservadas – ela parte de R$ 448.600
Desenvolvida pela Ford Performance, a divisão esportiva da marca, a Raptor é ainda maior do que as demais versões da nova geração da Ranger. Ela cresceu em todas direções, tem 10mm a mais no comprimento (5.360mm), 193mm na largura (2.208mm), 40mm na altura (1.926mm) e 90mm na bitola (1.710mm) o entre-eixos é o mesmo, de 3.270mm.
Na frente, o destaque é a grade preta com o nome Ford estampado em letras grandes. Os para-choques de aço, também em preto, se conectam aos alargadores dos para-lamas da mesma cor, na dianteira e na traseira. O protetor dianteiro inferior em prata, traz dois ganchos de reboque.
A caçamba é equipada com protetor Flexbed, tomadas de 120V e 12V, pontos de ancoragem e tampas para a instalação de acessórios, exibindo a assinatura Raptor nas laterais e na traseira. Por dentro, a diferença fica pelo volante exclusivo e o acabamento em preto com detalhes em laranja por toda a cabine.
Os bancos, também exclusivos, tem revestimento em couro e suede preto com detalhes em laranja e são inspirados em aviões de combate. Eles têm estrutura de espuma preparada para absorção de impacto em para uso extremo no fora de estrada e formato de concha com apoio lateral. Os ajustes são elétricos em 10 níveis.
O grande destaque da Raptor é o conjunto mecânico. A picape utiliza um poderoso motor 3.0 V6 de 397 cavalos e 59,45kgfm de torque. O câmbio é o automático de 10 velocidades com conversor de torque e opções de troca por borboletas no volante. Com isso, ela é a caminhonete mais rápida disponível no Brasil, com um 0 a 100km/l em 5,8 segundos
Ela ainda conta com sete modos de condução, Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Esportivo, Rock Crawl e Baja. Cada um apresenta ajustes específicos do motor, transmissão, freios, tração, direção, suspensão e escapamento, alterando também o grafismo do painel de instrumentos.
Os amortecedores têm modos de ajuste automático para salto (Jump Mode), enchendo e enrijecendo os pistões para absorver o impacto, e para máxima aceleração (Pedal Down), quando enrijece os pistões para dar mais estabilidade. Eles também podem ser ajustados pelo motorista, nos modos Normal e Sport para estrada e Baja para o off-road.
Como um bom veículo esportivo, a Raptor também conta com sistema ativo de controle eletrônico de som do escapamento, que permite a configuração em quatro modos, “Silencioso”, com ruído baixo, “Normal”, com nível padrão, “Esporte”, com som mais intenso em altas rotações e “Baja”, com ruído intenso e agressivo para uso em competição.
A Ranger Raptor é construída sobre um chassi exclusivo, projetado para suportar níveis ainda mais severos de impacto, com reforços estruturais laterais nas longarinas, nas torres dos conjuntos de mola-amortecedor e no suporte do estepe.
Para um melhor desempenho no fora de estrada, ela conta com uma suspensão de estrutura reforçada e o maior curso do segmento, com 256mm na dianteira (32% maior) e 290mm na traseira (18% a mais). Ela é do tipo Double-Wishbone na frente, com braços de liga de alumínio, e Watts Link atrás, com mola helicoidal.
Os amortecedores são Fox Live Valve Shocks 2.5 ativos de competição. A Raptor conta também com diferencial traseiro e dianteiro blocante, capacidade de imersão de 850mm, 32º de ângulo de entrada, 27º de saída, 24º de transposição de rampa, 45º de capacidade de aclive e 35º de inclinação lateral máxima e vão livre do solo de 272mm.
Entre os equipamentos, a Raptor vem com faróis LED Matrix, navegador off-road, painel de instrumentos e central multimídia com telas de 12,4 polegadas, carregador e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som da B&O, iluminação 360°, monitoramento de ponto cego e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Ela conta também com piloto automático adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas e em marcha ré, assistentes de pré-colisão, auxiliares de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, estacionamento automático, sistema de frenagem pós-colisão, alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de sinais de trânsito e sete airbags.