Fiat Toro Rach: otimizando o caminho entre a cidade e o sítio

Testamos uma das versões topo de linha da picape intermediária, queridinha do público brasileiro

No Salão do Automóvel de São Paulo de 2014, a Fiat apresentou um conceito para lá interessante, o FCC4. O modelo chamou muita atenção e revelava como poderia ser a primeira picape não compacta da marca, há época ainda sem qualquer informação. 

O lançamento da esperada caminhonete – hoje a consagrada Toro – veio apenas em 2016, o que abriu espaço para a Renault ser pioneira no segmento das intermediárias com a Duster Oroch (hoje em dia apenas Oroch). O que, na prática, não prejudicou muito o fator inovação da Fiat. 

Ao ser lançada, a Toro surpreendeu por manter boa parte do visual visto no FCC4, principalmente a dianteira. Com um estilo ousado, inúmeras versões e porte diferenciado (maior e mais espaçosa que as compactas, mas menor e mais fácil de manobrar que as médias), a picape logo caiu no gosto do brasileiro.

Desde então, entre todas as caminhonetes, ela só vende menos que a irmã Strada. Para manter a forte participação da Toro, a Fiat vem constantemente atualizando a picape, com o principal facelift, até agora, realizado no ano passado. Com as constantes mudanças, hoje em dia uma das versões topo de linha é a Ranch (R$ 208.990), o nosso “Teste da Vez”. 

Sempre ousada

A dianteira ficou ainda mais ousada.

Se, de início, a Toro chamou a atenção, para o primeiro grande facelift a montadora conseguiu melhorar o que já era bom, principalmente na Ranch. O estilo da picape foge do usual da categoria e está ainda mais moderno, focando na dianteira. 

A topo de linha, junto com a Ultra, conta com a grade dianteira diferenciada, com moldura cromada e airbump prateado no para-choque. Como já de costume da marca, ela também tem o Fiat Flag, que remete ao primeiro emblema da montadora nas cores da bandeira da Itália. Os faróis, full LED, continuam ousados e se destacando no desenho da picape. 

A Ranch conta com itens exclusivos, como o santo antônio.

A traseira não mudou praticamente nada. A Ranch conta com itens diferenciados, como os protetores dos para-lamas e laterais, o santo antônio e o rack de teto exclusivo, além dos espelhos retrovisores e maçanetas cromadas. O porém fica pelos estribos, que tem pouca funcionalidade. 

Além de não serem necessários, ao entrar e sair mais atrapalham do que ajudam, a forma pela qual as peças foram encaixadas prejudicam na hora de encarar um terreno muito acidentado. Eles acabam diminuindo o vão livre da picape e, em qualquer obstáculo mais alto, arrastam, o que pode acabar deslocando os estribos. 

A cabine é moderna, elegante e conectada.

Agora, se o desenho externo ficou ainda mais ousado, nada se compara com o da cabine. O interior foi bem renovado, com destaque para as telas digitais, a gigante na vertical da central multimídia e a do painel de instrumentos. Os bancos e detalhes do acabamento são em marrom, focando o lado off-road da Ranch, que tem o nome bordado nos assentos. 

Como de costume, os materiais são bem empregados, não há rebarbas ou peças mal encaixadas. O espaço interno é bom e leva quatro adultos com extremo conforto, um quinto sempre gera apertos desnecessários. Mais uma vez, o deslize fica pela falta de uma saída de ar para o banco traseiro, que pelo menos conta com uma porta USB e uma tomada 12V. 

Pouco para o 10

Destaque para a gigante tela na vertical, no melhor estilo Ram.

Assim como o visual, a lista de equipamentos da Toro, na sua versão topo de linha, melhorou bastante. Além das telas de 10 e sete polegadas, ela vem com ar-condicionado dual zone, carregamento e conexão sem fio para smartphones e os bancos em couro marrom. 

Ela ainda conta com ajuste elétrico para o banco do motorista, chave sensorial para abertura das portas e partida remota do motor, retrovisor interno eletrocrômico e externo com tiltdown, capota marítima, iluminação na caçamba e porta-objetos no assento do banco do passageiro.

O painel de instrumentos também é digital.

Na parte da segurança, ela vem com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, crepuscular e de chuva, câmera de ré, auxiliares de partida e descida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, faróis full LED, sete airbags, controles de tração e estabilidade, piloto automático e sistema ADAS. 

O conjunto engloba frenagem autônoma de emergência, comutação automática do farol alto e assistente de permanência em faixa, faltaram dois itens para a Toro Ranch tirar 10 entre os equipamentos: alerta de ponto cego e piloto automático adaptativo. 

Ida ao Rancho

A picape mantém o consagrado conjunto mecânico.

O conjunto mecânico foi um dos poucos pontos da Toro que não foram alterados pela Fiat – apesar que, a partir da linha 2022, por causa do Proconve L7, ela, assim como os primos Jeep Compass e Commander, passa a contar com tanque de Arla 32, que otimiza as emissões de poluentes –, mantendo o já consagrado 2.0 turbodiesel. 

O propulsor gera 170 cavalos e 35,7kgfm de torque. Aliado ao, também já consagrado, câmbio automático de nove velocidades, direção elétrica e suspensão independente nas quatro rodas. Com isso, a condução da picape é segura, todas as manobras são feitas sem problemas

O forte motor 2.0 turbodiesel vai bem em qualquer terreno.

De ultrapassagens à retomada e saídas em velocidade, o motor responde prontamente – sempre tem aquele pequeno delay clássico de propulsores diesel e câmbios automáticos, mas nada que atrapalhe – basta pisar no acelerador que a picape dispara pelo asfalto. A suspensão trabalha bem, deixando o rolar da picape confortável para os ocupantes. 

Durante nosso teste, rodamos mais de mil quilômetros com a Ranch, entre rodovia, cidade e fora de estrada. Uma das vantagens do novo painel de instrumentos são as funcionalidades, uma delas é o histórico de consumo que mostra os últimos cinco trechos de 20 quilômetros cada, o que auxilia o motorista a ter uma condução mais econômica.

A ida ao rancho com a Toro Ranch é segura e confortável.

No geral, ao fim dos 1.142km rodados, ela marcou ótimos 11,5km/l, contando todos os tipos de terreno que percorremos. Com a facilidade do painel digital, foi possível perceber que, em certos momentos, principalmente em rodovias, ela marcava 15km/h. 

Como falamos, ela deixa a ida ao sítio muito mais tranquila, seja pegando rodovias, seja rodando em trechos sem asfalto. Não há trajeto ruim para a Toro Ranch. Como não sofreu alterações no conjunto mecânico, o sistema 4×4 permanece o mesmo. 

Como já é de costume, o sistema 4×4 trabalha muito bem.

Assim, a Ranch mantém a qualidade da Toro no fora de estrada. É até um pouco melhor, já que ela vem com pneus AT, de uso misto, de série, o que ajuda bastante na hora de encarar pistas sem asfalto, com cascalhos soltos, valas ou descidas íngremes. 

Ao se deparar com um obstáculo off-road, basta ativar os modos 4×4 ou 4×4 com reduzida por meio de botões no painel, que ficaram ainda mais práticos. A única coisa que falta para a Toro é o seletor de terreno, como nos primos da Jeep. Mas mesmo assim ela não se atrapalha na hora do off-road, tirando a questão dos desnecessários estribos.

A opinião do Diário Motor

Fiat Toro Ranch.

A Toro não faz sucesso à toa, mesmo não sendo a primeira picape intermediária do país, ela caiu nas graças do brasileiro. O grande diferencial sempre foi o visual, que a marca atualiza para melhor. O porte também ajuda, pois tem mais espaço que uma compacta e não é um “trambolho” para manobrar como as médias. 

Em uma das suas versões topo de linha, a Rach, a picape ítalo-brasileira desfila toda sua qualidade, seja no visual, na consagrada motorização diesel ou na renovada lista de equipamentos. A caminhonete é uma excelente opção, seja para rodar na cidade ou para ir para o rancho. Os únicos deslizes ficam pela falta do ACC e pelos estribos desnecessários. Vale a compra! Nota: 9,8.

Ficha Técnica 

Motor: 2.0  

Potência máxima: 170cv 

Torque máximo: 35,7kgfm 

Direção: elétrica

Suspensão: independente nas quatro rodas

Freios: a disco nas quatro rodas

Capacidade de carga: 1t 

Dimensões (A x L x C x EE): 1.741 x 1.844 x 4.945 x 2.990mm 

Preço: a partir de R$ 208.990

1/67Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Rach: otimizando o caminho entre a cidade e o sítio. Fotos: Geison Guedes/DP.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.Fiat Toro Ranch.