Top10

Fiat reafirma domínio e se mantém na liderança do mercado automotivo

A italiana não só repetiu o feito de ser a marca que mais emplacou no Brasil, como aumentou a vantagem para a segunda colocada

acessibilidade:
Fiat
Fiat reafirma domínio e se mantém na liderança do mercado automotivo. Fotos: montadoras.

Em 2021, a Fiat finalmente assumiu o posto de marca que mais vende veículos no Brasil. A italiana “roubou” a coroa da Chevrolet e ainda fez a dobradinha com o modelo mais vendido também, com a Strada. 

No ano passado, a marca não só reafirmou o reinado, como disparou na liderança. Se em em 2021 a diferença para a segunda colocada foi de apertadíssimos 0,9%, em 2022 ela “ganhou de lavada”, com impressionantes 21,97% do mercado total. 

Quem mais sofreu com o crescimento da Fiat foram as outras duas marcas do pódio, principalmente a Chevrolet, que perdeu uma fatia grande do mercado. Nos altos e baixo, Volkswagen, Renault, Honda e Nissan também perderam espaço, Toyota ficou estável com praticamente a mesma porcentagem e Hyundai, Jeep e Peugeot cresceram.

A Stellantis, grupo criado da fusão entre a Fiat Chrysler e a Peugeot Citroën, ainda tem mais o que comemorar. Com o crescimento, a Jeep, que também faz parte da ítalo-franco-americana, ganhou uma posição no ranking. Além disso, a Peugeot voltou a figurar no Top10, tirando a Caoa Chery da lista. 

Um ponto interessante é que, em relação com 2021, as posições foram praticamente as mesmas, mudando apenas a “fatia de mercado” de cada uma. Somente Jeep e Renault que trocaram de posição e o retorno da Peugeot que alteraram posições no ranking. 

Confira o Top10 de marcas mais vendidas do Brasil em 2022.

Peugeot
10ª → Peugeot → 2,13%
Nissan
9ª → Nissan → 2,74%
Honda
8ª → Honda → 2,9%
Renault
7ª → Renault → 6,47%
Jeep
6ª → Jeep → 7,03%
Hyundai
5ª → Hyundai → 9,59%
Toyota
4ª → Toyota → 9,77%
Volkswagen
3ª → Volkswagen → 13,75%
Chevrolet
2ª → Chevrolet → 14,89%
Fiat
1ª → Fiat → 21,97%

*Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores