Fiat Fastback Abarth, o escorpião de doce veneno da esportividade
Testamos a versão envenenada de fábrica do SUV compacto coupé que tem conjunto mecânico calibrado para alavancar sorrisos
O carro, antes de qualquer coisa, é um meio de transporte, assim como os trens, ônibus, barcos, aviões, mas mais individualizado. Querendo ou não, qualquer automóvel é capaz de levar uma pessoa de um ponto A a um ponto B. O que muda, claro, são as condições com que ele faz este, e qualquer outro, trajeto.
Lógico que uma viagem em um antigo e clássico Ford A, com quase 100 anos de história, levará muito mais tempo do que em um moderníssimo e recém lançado Lamborghini Temerario. Da mesma forma que, o mesmo trajeto pode ser percorrido de forma muito mais confortável em um Mercedes Maybach, por exemplo.
Ao adquirir um veículo, é preciso analisar muitas variáveis. Hoje em dia, fala-se muito do design, se o carro é bonito ou não (ao gosto do comprador), há a questão do que ele entrega em tecnologia e segurança e, claro, sobre conforto e esportividade. Mas não é preciso ir atrás de um superesportivo ou um super luxuoso para ter essas qualidades.
Vários modelos entregam isso e, todos têm algo em comum: te levará para qualquer lugar. A viagem pode sim ser divertida ou confortável, além de segura, claro. E, no Brasil hoje, na faixa de preço que ele está, poucos veículos oferecem uma viagem com direito a sorriso no rosto como o Fiat Fastback Abarth, a versão esportiva do SUV compacto coupé e o nosso “Teste da Vez”.
Precificação
O Fastback Abarth sai por R$ 165.990 e é dos raros casos no qual, mesmo sendo um valor alto, podemos falar que tem preço interessante. Isso se dá por um simples fato, a falta de concorrência. O mais perto de ser rival do SUV é o irmão menor, o Pulse Abarth. Tirando a “briga” familiar, não temos utilitários verdadeiramente esportivos nesta faixa de preço.
Alguns se aproximam minimamente, mas mais na questão do motor mais forte, como o Volks T-Cross Highline com o 1.4 turbo ou o Honda HR-V Touring com o 1.5 turbo, ou por conta da “maquiagem” esportivas, como o Hyundai Creta N Line. E todos são bem mais caros que o italiano, partindo de R$ 179.990, R$ 199.800 e R$ 182.090, respectivamente.
Estilo artrópode
Ao contrário destes que citamos, o Fastback Abarth é um legítimo esportivo. Como o irmão Pulse, ele passou por uma verdadeira mudança, tanto no visual quanto na mecânica. O design, além do ganho de estilo, também é focado na esportividade, com diversos detalhes diferenciados.
Na parte visual, o estilo começa pela dianteira, que conta com o logo do escorpião da Abarth, no lugar do nome da “Fiat” na grande frontal, que é toda em preto brilhante e tem um desenho próprio, inclusive com uma entrada de ar diferente logo acima da placa. O acabamento visto na grade também está presente em outras partes da carroceria.
O acabamento escuro também é visto nos para-choques, no aerofólio traseiro, na antena tipo barbatana de tubarão, no teto, nas saias laterais, na moldura das caixas de roda e nas próprias rodas, que têm desenho exclusivo para a versão esportiva. Elas contam com detalhes em vermelho, que também são vistos no para-choque dianteiro.
Atrás, além do aerofólio na parte final da tampa do porta-malas, o Fastback Abarth conta ainda com escape esportivo duplo, além de uma espécie de difusor na parte inferior do para-choque. No lugar do nome “Fiat”, o “Abarth” em cinza, assim como o do SUV e uma plaqueta “turbo 270” que indica o motor.
Por dentro, o design segue o padrão da carroceria. O escorpião é visto no centro do volante, em baixo relevo nos assentos, na coifa do câmbio e no painel. Há ainda diversos detalhes em vermelho espalhados pela cabine, como nas costuras dos bancos, painel, portas, apoio de braço e manopla da transmissão.
O teto e as colunas são em preto, otimizando ainda mais o estilo esportivo do SUV. Há uma outra plaqueta, essa com o símbolo da Abarth, no painel. O espaço traseiro é bom, leva quatro adultos com conforto e ainda conta com saída de ar e duas portas USB. O porta-malas leva excelentes 600 litros e há ainda vários “ester eggs” por todo o modelo.
Doce Veneno
Por ser a versão topo de linha do Fastback, a Abarth tem uma lista de equipamentos generosa, ela vem com painel de instrumento com tela de sete polegadas e informações exclusivas como pressão do turbo, força G e potência, central multimídia de 10.1 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio, carregador de celular por indução e portas USB.
Ele conta ainda com Ar-condicionado digital com saída para a traseira, chave sensorial com partida remota e por botão, banco do motorista com regulagem de altura, monitoramento de pressão dos pneus, retrovisores externos com rebatimento elétrico e interno eletrocrômico e volante com ajuste de altura e profundidade.
Na parte da segurança, sete airbags, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e sistema ADAS, que agrega alertas de colisão frontal e de saída de faixa com correção ativa, frenagem autônoma de emergência e comutação automática do farol alto.
Sistema TC+ (electronic locker), piloto automático, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, alerta de não utilização do cinto de segurança para todos os ocupantes, faróis full LED e luz de circulação diurna em LED completam a lista de equipamentos de segurança.
Envenenado
Tecnicamente falando, o propulsor do Abarth é o mesmo da versão Limited Edition, o T270 1.3 turbo de 185 cavalos e 27,5kgfm de torque, quando abastecido com etanol, alinhado ao câmbio automático de seis velocidades e direção elétrica. Mas para o modelo do escorpião, a caixa de força passou por “envenenamento”, com uma série de calibrações diferentes.
Em comparação com a versão “civil”, o conjunto passou por calibrações especiais que envolveram alterações no sistema de exaustão (com escape duplo e ronco esportivo de verdade), nas suspensões (que deixaram o modelo 5mm menor e com molas mais rígidas, amortecedores 21% mais estáveis e dianteira de nova geometria), no motor e no câmbio.
Com isso, apesar de ser um SUV, o Fastback Abarth é um modelo para lá de divertido de guiar. Apesar de não estar totalmente colado ao chão, mesmo mais baixo, ele permite uma condução esportiva e segura. Um ponto interessante é que, o “escorpião” é domável, se o motorista quiser, pode seguir de maneira calma e tranquila, que o utilitário atende bem.
Agora, se quiser uma “dose de veneno”, basta ativar o modo “Poison” em um vibrante botão vermelho no volante (além dele, há outros dois modos de condução, normal e manual). Com isso, toda a geometria do SUV é alterada, tanto o volante quanto o acelerador ficam mais responsivos, às trocas de marchas são feitas de forma mais rápida e o ronco emitido pelo escape fica ainda mais grave.
Ou seja, o Fastback vira um verdadeiro Abarth, um legítimo SUV esportivo, com uma tocada agressiva, o que permite manobras super espertas e seguras. As ultrapassagens, saídas e retomadas de velocidade são realizadas com extrema facilidade e ainda garantem um sorriso no rosto do motorista e passageiros. Além disso, o utilitário está sempre na mão, não há sensação de perda de controle em momento algum, mesmo em curvas de alta.
A suspensão, mesmo mais firme com a carroceria mais baixa, trabalha bem, não deixando as imperfeições do asfalto invadirem a cabine, o que deixa a viagem, além de divertida, confortável. O consumo surpreendeu, principalmente porque é quase impossível não ativar o modo “Poison” toda hora, ficando na casa dos 9,8km/l com gasolina.
A opinião do Diário Motor
O Fastback Abarth não é um mero modelo maquiado esportivamente. Ele realmente é um SUV esportivo, com direito ao selo do escorpião mais famoso do mundo. Como falamos no início, qualquer carro pode te levar para muitos lugares, mas poucos, garantem um sorriso no rosto, como o utilitário faz.
Hoje, na faixa de preço dele, é praticamente impossível – tirando o irmão Pulse – um modelo tão divertido quanto. Ele ainda vai além, com uma boa lista de equipamentos, espaço generoso, principalmente no porta-malas e, claro, um conjunto mecânico muito bem encaixado. O veneno do escorpião nunca foi tão doce, vale a compra! Nota: 10.
Ficha Técnica
Motor: 1.3 turbo
Potência máxima: 180/185cv
Torque máximo: 27,5kgfm
Transmissão: automática de seis velocidades
Direção: elétrica
Suspensão: independente na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: a disco na dianteira e tambor na traseira
Porta-malas: 600 litros
Dimensões (A x L x C x EE): 1.544 x 1.780x 4.425x 2.532mm
Preço: R$ 165.990