Fiat Cronos 2023 ganha câmbio CVT mas nada de motor 1.0 turbo
Assim como o irmão Argo, o sedã não recebe a moderna caixa turbinada, já presente no Pulse, pelo menos ganha a transmissão automática
A Fiat apresenta a linha 2023 do Cronos. Ao contrário do irmão Argo, o sedã recebe o câmbio automático CVT alinhado ao motor 1.3 aspirado. Mas assim como o hatch, não ganha o moderno propulsor 1.0 turbo, presente apenas no Pulse.
Além da transmissão, o sedã recebe atualizações sutis no visual e passa a contar também com o motor 1.0 aspirado nas opções de entrada. Assim, para a linha 2023, o três volumes vem com cinco configurações em três versões e parte de R$ 74.790, estranhamente, menos que o modelo mais barato do Argo.
O Cronos é o terceiro modelo da gama da Fiat a receber o câmbio automático tipo CVT. Ele está alinhado ao conhecido motor 1.3 de 107/101 cavalos e 14,2/13,7kgfm de torque. Já o novo – para o sedã – motor 1.0 aspirado, gera 77/72 cavalos e 10,9/10,4kgfm de torque, com transmissão manual e ambos com direção elétrica.
A transmissão CVT oferece três modos de condução: automático, manual e sport, que é voltado para quem busca uma condução mais ágil. Assim, a central eletrônica promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O retorno do motor fica mais ágil ao simples toque no acelerador e as marchas são alongadas. Além disso, as trocas são feitas em rotações mais altas, característica típica de uma direção mais esportiva.
No visual, a grade frontal do Cronos foi redesenhada, com nova colmeia interna e dois frisos horizontais que conferem mais modernidade e esportividade ao design, além de novas opções de rodas e calotas para todas as versões. Por dentro, ele recebe o volante do Argo e Pulse e passa a contar com nova opção de interior em couro marrom nos bancos e painéis de portas.
Com o novo motor, as versões sofreram alterações. Agora, a opção de entrada não tem nome, como no Argo e no Pulse, ela parte de R$ 74.790 e vem com ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, alarme de perímetro, ajuste de direção, monitoramento de pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista e preparação para rádio.
A Drive atua como intermediária e é a única que tem as três opções de conjunto mecânico, na 1.0 MT (R$ 78.490), ela agrega central multimídia de sete polegadas, volante multifuncional, entradas USB para bancos traseiros, sensor de estacionamento, vidros traseiro elétricos e assinatura em LED nos faróis.
Com motor 1.3 e câmbio manual (R$ 84.490) ele vem com todos os itens da Drive 1.0, mas tem, como opcional, o pacote S-Desing por R$ 3.990. A Drive 1.3 AT (R$ 88.790), ganha o câmbio automático, piloto automático, controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa e modo Sport.
A topo de linha, Precision 1.3 AT (R$ 93.490), ganha rodas de liga leve de 16 polegadas, chave sensorial, ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, retrovisor elétrico, volante revestido em couro, câmbio borboleta e bancos traseiros bipartidos.
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