Meio milhão

Fiat celebra 500 mil unidades produzidas da atual geração da Strada

Considerando a geração anterior, a picape já teve mais de 2,2 milhões de unidades produzidas no Brasil

acessibilidade:
Fiat Strada.
Fiat celebra 500 mil unidades produzidas da atual geração da Strada (foto: Fiat).

A Fiat comemora a marca de 500 mil unidades produzidas da atual, e segunda, geração da Strada. A picape, o modelo mais vendido do Brasil há três anos, foi lançada em 1998 e é um dos maiores sucessos da história da montadora no Brasil. Em 26 anos, a caminhonete teve mais de 2,2 milhões de modelos fabricados.

Lançada em 1998, a picape foi responsável por diversas inovações no segmento, como cabine estendida, sistema de tração locker, cabine dupla, terceira porta e, com a apresentação da segunda geração em 2020, as quatro portas. 

Completamente renovada, ela surgiu com novo design, novas suspensões, maior diâmetro de giro, maior altura do solo e ângulos de entrada (de até 24º) e saída de obstáculos (até 28º), a nova geração da picape se baseou na plataforma MPP, dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da Strada.  

“Juntas, Strada e Toro fazem da Fiat a referência como a marca que mais entende de picapes no Brasil com cerca de 40% do segmento atualmente. E isso é fácil de explicar já que a Strada sempre trouxe ineditismo para o mercado. Para citar apenas alguns exemplos, temos cabine estendida, Locker, cabine dupla, quatro portas, câmbio CVT e motor turbo, ou seja, não é possível falar do segmento sem comentar sobre ela que é um grande case de sucesso do setor”, afirma Alexandre Aquino, vice-presidente Fiat para a América do Sul.

As novidades da picape não ficaram restringidas ao lançamento da nova geração. No ano seguinte, ela se tornou a primeira do segmento a contar com câmbio automático, no caso, com a transmissão CVT. Além disso, em 2023, veio o 1.0 turbo, também inédito na categoria.

Produzida no Polo Automotivo de Betim da Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën), na grande Belo Horizonte, Minas Gerais, a Strada, além do mercado nacional, é exportada para Uruguai, Paraguai e Argentina. Atualmente, por aqui, ela conta com sete configurações em cinco versões, com preços que variam de R$ 103.490 a R$ 136.990.

“Como única picape que chegou ao topo do mercado, sabemos que a Strada está no coração dos brasileiros e esse meio milhão de picapes fabricadas já da nova geração comprovam isso mais uma vez”, aponta Aquino.

Reportar Erro