‘Sessão saudade’

Farão falta? Veja os veículos que foram aposentados no Brasil em 2024

No ciclo natural de chegadas e saídas, o mercado nacional viu de hatch médio (o último representante da categoria) a elétricos darem adeus

acessibilidade:
Chevrolet Cruze e Cruze Sport6.
Farão falta? Veja os veículos que foram aposentados no Brasil em 2024 (fotos: montadoras).

O ciclo natural da indústria automotiva é o lançamento de diversos veículos ao longo do ano e a aposentadoria de inúmeros outros. A decisão de tirar um modelo de linha é levada em conta por diversos fatores, desde a baixa procura, às mudanças na legislação, que obrigam alterações que, por vezes, são inviáveis e faz com que o carro saia do mercado. 

Há também decisões estratégicas, principalmente relacionadas a modelos importados, que a marca decide não enviar mais para o Brasil por conta de alterações no câmbio ou do line-up pensado para o mercado local. 

Dessa forma, 2024 não foi diferente e, além dos diversos lançamentos, muitos veículos foram aposentados. Alguns até deixarão saudades, mas outros, provavelmente, nem serão lembrados que passaram em algum momento por aqui. Confira alguns dos modelos que deram adeus ao mercado brasileiro no último ano.

Chevrolet Cruze e Cruze Sport6

Chevrolet Cruze Sport6.

Chevrolet Cruze Sport6.

O americano produzido no México resistiu bastante. Último representante dos hatches médios (sem contar modelos de luxo como Mercedes A 200 e Audi A3), aguentou enquanto pôde o domínio dos SUVs, que também faz o line-up de sedãs médios diminuir a cada momento, como visto na aposentadoria do próprio Cruze. Descontinuados ao longo de 2024, os dois não chegaram a mil unidades comercializadas.

Citroën C4 Cactus

Citroën C4 Cactus.

Citroën C4 Cactus.

O último modelo remanescente da antiga Citroën. O SUV compacto foi lançado em 2017, quando a marca fazia parte do grupo PSA, que depois se fundiu com o FCA, criando a Stellantis. Após a fusão, a francesa passou por uma reformulação por aqui, focando em modelos de entrada, com isso, o C4 Cactus perdeu bastante espaço, até parar de ser produzido na planta de Porto Real, no interior do Rio de Janeiro, da montadora.

Peugeot 3008 e e-208

Peugeot 3008.

Peugeot 3008.

O outro lado da família francesa do grupo Stellantis também deu adeus a um SUV, de forma mais discreta e sem alardes. O utilitário médio da marca, o 3008, sumiu do site da Peugeot no fim do ano e não está mais disponível entre os modelos ofertados pela montadora no Brasil. O elétrico pequeno também sumiu do site da marca, antes mesmo da atualização visual das versões a combustão. Com a chegada do irmão maior, o e-2008, era esperado que ele voltasse renovado também, o que não ocorreu, ao menos por enquanto.

Renault Logan

Renault Logan

Renault Logan

O sedã compacto da família Sandero resistiu bem e sai de linha quase dois anos depois que o irmão hatch, o primeiro a se aposentar. Ele é outro que não aparece mais no site da marca. Dos três irmãos, apenas o aventureiro Stepway ainda resiste. O Logan sai de cena no Brasil com cerca de cinco mil unidades comercializadas em 2024.

Nissan Leaf 

Nissan Leaf.

Nissan Leaf.

Daqueles que não deixarão saudades, ou lembranças da existência. O hatch foi um dos primeiros modelos elétricos a chegar ao Brasil após o boom eletrificado do último Salão do Automóvel, realizado em 2018. Mas com preço exorbitante e autonomia tímida, não caiu no gosto dos mais techs dos motoristas. Com a chegada de inúmeros concorrentes – melhores e mais baratos – e sem uma importante atualização, sumiu do site da marca e sai de cena com nem 70 emplacamentos em 2024.

Hyundai Kona e Ioniq 

Hyundai Ioniq.

Hyundai Ioniq.

Outros modelos que, se perguntado, ninguém lembrará que passaram pelo Brasil. Comercializados pelo Grupo Caoa, que detinha o direito de importação da sul-coreana, os veículos eletrificados saíram de linha após a divisão brasileira da marca, a HMB, assumir toda a operação por aqui. Ambos chegaram em 2023, sendo o Ioniq um sedã elétrico e o Kona um SUV com opção híbrida e totalmente eletrificada.

Hyundai Creta Action

Hyundai Creta Action.

Hyundai Creta Action.

Este é um caso um pouco diferente. O Creta em si, continua firme e forte e um dos modelos destaques da sul-coreana por aqui. A aposentadoria, enfim, foi da primeira geração do SUV compacto. Quando a marca apresentou a segunda, manteve a anterior com o sobrenome Action como opção de entrada. Agora, no fim de 2024, ela lançou o facelift do utilitário e resolveu descontinuar de vez o antigo modelo.

Reportar Erro