Em time que está ganhando, se mexe sim. Fiat apresenta a nova Strada
A picape compacta líder de mercado chega à segunda geração inovando como sempre
Em 1998 a Fiat apresentou uma nova picape compacta no Brasil, a Strada. O modelo, baseado na família Palio, chegou para substituir a Fiorino Pick-Up. Dois anos após o lançamento ela alcançou a liderança da categoria e não saiu mais. Agora, finalmente a marca resolveu modificar profundamente a caminhonete, com uma nova geração.
A picape pequena, que ao longo de 22 anos sempre revolucionou o mercado, chega mais uma vez inovando na categoria. Após ser a pioneira com cabine estendida e com terceira porta, ela é a primeira caminhonete compacta com cabine dupla e quatro portas.
A segunda geração da Strada chega com duas opções de cabine, três versões (Endurance, Freedom e Volcano, inspiradas na irmã maior, a Toro) e cinco configurações no total. Os preços vão de R$ 63.590 a R$ 74.290.
Ela chega em duas motorizações, o antigo 1.4 fire de 88 cavalos e 12,4kgfm de torque equipa as versões de entrada, a Endurance. Ela ainda conta com direção hidráulica ultrapassada e câmbio manual de cinco velocidades. A partir da Freedom, o propulsor é o moderno firefly de 109 cavalos e 14,2kgfm, com direção elétrica e o mesmo câmbio.
Misturada
A grande novidade da segunda geração da Strada é a cabine dupla com quatro portas. Mais uma vez a Fiat inova no segmento ao incorporar uma porta a mais e, com isso, poder levar até cinco passageiro também.
Além disso, todo o visual da picape foi modificado. Ele acompanha outros modelos da marca, principalmente o da irmã maior, a Toro e da família de compactos. A dianteira é bem marcante, com uma grande grade frontal e os LEDs da luz de circulação diurna.
Mais uma vez, a Fiat modifica a logo da marca. A Strada estreia o novo grafismo, que agora conta apenas com o nome da montadora, no mesmo estilo adotada na traseira da Toro, Argo e Cronos. O legal é que ela conta com um “easter egg”, o símbolo antigo no canto inferior da grade.
Como a logo, todo o desenho da picape é novo. Do capô vincado a tampa da caçamba com lanternas que lembram as da Toro. O interior também foi renovado, ficando mais moderno, principalmente nas versões com a nova central multimídia.
Para a nova geração, não terá mais cabine simples ou estendida. Além da dupla, a outra opção se chama Plus, que não deixa de ser uma variação da esticada. Mesmo com maior espaço interno, com 151,2 litros, 100 a mais que a anterior, a caçamba ficou maior.
O compartimento de carga na Plus tem capacidade de 1.354 litros, espaço suficiente para levar até uma motocicleta. Ela cresceu 134 litros em relação a cabine simples da geração anterior. A nova também tem maior capacidade de carga, pulou de 705kg para 720kg.
As versões
O grande diferencial da nova Strada é o aumento na lista de equipamentos. A Endurance (R$ 63.590 e 74.290), de entrada, vem com assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração avançado E-Locker, freios ABS off-road, ar-condicionado, luz de circulação diurna em LED, airbags laterais na cabine dupla, iluminação no vão de carga e porta escada.
Para a Endurance, são três pacotes de opcionais. Pack Worker (R$ 2.500), vidros e travas elétricas e alarme. Pack Áudio (R$ 1.500), rádio com entrada USB e controles de áudio no volante. E Pack Tech+ (R$ 3.490), a nova central multimídia com tela de sete polegadas e conectividade wireless, sensor de estacionamento, câmera de ré, comandos no volante e quadro digital.
A intermediária Freedom (R$ 69.490 e 77.990) ganha, em relação a de entrada, vidros, travas e retrovisores elétricos, capota marítima, faróis de neblina, rádio com porta USB, rodas de liga leve de 15 polegadas, quadro digital e a direção elétrica. Como extra, Pach Tech (R$ 2.990), central multimídia, sensor de estacionamento e câmera de ré.
A Volcano (R$ 79.990), como topo de linha, acrescenta câmera de ré, sensor de estacionamento, vidros traseiros elétricos, barras de teto, santo ântonio, a central multimídia, faróis de LED, bancos com acabamento em couro e pneus de uso misto. O único extra é roda de liga leve de 16 polegadas por R$ 2.500.
Um detalhe estranho, mas não muito quando se fala de Fiat, é que, tecnicamente, a opção de entrada não é a Endurance, mas sim uma Hard Working. Sim, nomenclatura da geração anterior. E não é só o nome, ela é toda da versão antiga.
A Fiat resolveu manter uma opção da geração anterior — muito comum na falecida família Palio — que é a Hard Working, com os mesmo equipamentos, ou falta deles, que já havia no modelo. Ela parte de R$ 61.590 e continua sendo uma opção menos cara para quem procura uma picape compacta totalmente voltada para o trabalho.