Em novo ‘aviso’, BYD se impõe ao apresentar o poderoso Seal
A chinesa mostra, mais uma vez, que não veio ao Brasil a passeio. O sedã esportivo elétrico chega com preço para assustar a concorrência
São Paulo (SP) – Em junho, a BYD apresentou o pequeno elétrico Dolphin, o primeiro de uma série de lançamentos inspirados nos mares. Com ele, a chinesa “bagunçou” o mercado de modelos 100% elétricos de entrada, forçando uma redução em massa da concorrência. Agora, a marca repete a receita, mas em uma prateleira acima, com o poderoso Seal.
O sedã esportivo elétrico acaba de ser apresentado e, assim como o irmão menor, tem inspiração nos mares – a começar pelo nome (seal é foca em inglês) – e chega para “aterrorizar” a concorrência, desta vez, indireta, já que ainda não há nada parecido com ele no mercado nacional.
O foco do chinês são os sedãs premium, puramente a combustão ou híbridos, que em sua maioria, custam mais que os impressionantes – para o que ele oferece – R$ 296.800 que a BYD pede pela única versão do Seal que vem para o Brasil. O modelo está em pré-venda, com previsão de chegar às lojas da marca entre o fim de setembro e início de outubro.
Além do preço, ousado para a categoria, o Seal tem predicados que poderiam deixá-lo ainda mais caro. Mas assim como fez com o Dolphin, a BYD mostra que o foco dele é “aterrorizar” a concorrência. O Seal tem impressionantes 531 cavalos, autonomia que beira os 500 quilômetros, segundo a marca, e uma lista de equipamentos bem extensa.
Entre as diversas tecnologias do Seal, uma é a introdução da inovadora “Cell-to-Body” (CTB), que permite que a bateria seja uma parte da estrutura da carroceria, trazendo mais rigidez, segurança e melhora a eficiência do espaço. O sedã tem altura de carroceria 10mm mais baixa em relação a um automóvel com estrutura convencional.
O sedã utiliza dois motores elétricos, cada um ligado a um eixo do veículo, o que torna o Seal um veículo com tração integral. Além dos poderosos 531 cavalos, juntos, eles geram impressionantes 60,3kgfm de torque. Toda essa força elétrica faz o chinês ir do zero aos 100km/h em apenas 3,8 segundos. A velocidade máxima é regulada em 180km/h.
A bateria tem 82,56kWh, com voltagem máxima de 645v. Em um carregador ultrarrápido, de 150kW, ele gasta apenas 30 minutos para ir de 30% a 80% e que, segundo a BYD, garante uma autonomia de 300 quilômetros. Pelo ciclo PBEV, medido pelo Inmetro (o padrão brasilerio), ele roda até 372 quilômetros com apenas uma carga.
A lista de equipamentos do Seal é tão impressionante quanto o conjunto elétrico. Ele vem com conexão inteligente 4G, atualização Over The Air (OTA), a já conhecida tela rotativa exclusiva de 15,6 polegadas (com função de controle de voz, apps integrados, conexão Android Auto e Apple CarPlay e quatro portas USB) e maçanetas embutidas às portas.
Ele vem também com painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, áudio Dynaudio com 12 alto-falantes, carregamento sem fio, ar-condicionado dual zone com saída para traseira, porta-mala com abertura e fechamento elétrico, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento, ventilação e memória e sistema “boas-vindas” para o motorista.
Para completar os equipamentos de comodidade, chave sensorial, climatização com ativação remota, teto solar panorâmico com controle automático de controle de temperatura e volante com ajustes de altura e profundidade.
Na parte da segurança, sistema Adas completo, com alertas de colisão dianteiro e traseiro com frenagem de emergência automática e de tráfego cruzado traseiro, assistentes de manutenção e de mudança de faixa, piloto automático adaptativo, leitor de placas, oito airbags, conjunto óptico full LED, freio de estacionamento eletrônico com auto hold.
Monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego, retrovisores externos com desembaçador e interno eletrocrômico, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, câmera 360º e três modos de condução (Eco, Normal e Sport), completam a lista de equipamentos de segurança.
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*Viagem a convite da BYD