Top9

Domínio absoluto: SUVs fecham 2023 com mais de 35% do mercado

Foram quase 800 mil unidades emplacadas entre os utilitários. Hatches compactos e picapes também se destacaram

acessibilidade:
Toyota RAV4, Hyundai HB20, Fiat Cronos e Fiat Toro.
Domínio absoluto: SUVs fecham 2023 com mais de 35% do mercado (fotos: montadoras).

 Não é de hoje que os SUVs vêm dominando o mercado brasileiro – e mundial. Por aqui, a “avalanche” de utilitários teve início em 2015, quando diversas marcas apresentaram seus representantes entre os compactos, como Jeep com o Renegade, Honda com o HR-V e Peugeot com o 2008. Atualmente, são mais de 10 modelos diferentes.

A força da categoria, somando os supercompactos, compactos, médios e grandes, ficou clara em 2020, quando pela primeira vez na história da indústria automotiva nacional, os compactos, principalmente os hatches, perderam a liderança entre todos os segmentos. 

No último ano não foi diferente. Mais uma vez os SUVs fecharam na frente, mostrando que não são uma moda passageira. Com quase 800 mil emplacamentos em 2023 (782.354, mais precisamente), a categoria não só ficou na liderança pelo quarto ano seguido, como ampliou a diferença para a segunda colocada, que são os hatches compactos.

Outro segmento que se destacou no último ano foi o de picapes. No geral, somando as compactas, intermediárias, médias e grandes, a categoria ficou com 18,5% do total do mercado nacional de veículos leves – lembrando que a “rainha” do mercado brasileiro é uma caminhonete, a Fiat Strada. 

No entanto, nem tudo são flores. Os números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) indicam que mais uma categoria se aproxima perigosamente do fim. Depois das station wagon (as famosas peruas) e dos hatches médios, os sedãs médios estão vendo o fim cada vez mais próximo.

Mesmo com muitos representantes, são mais de 20 contando com os premium e de luxo, os sedãs médios fecharam 2023 com míseros 2,52% do total do mercado, o que representa apenas 55 mil unidades. Sendo que, destas, 42 mil (ou 78%) foram do Toyota Corolla.

Confira as categorias de veículos leves mais vendidas no Brasil em 2023. Do total, “outras” correspondem a 2,59%.

Chevrolet Cruze.
9ª → Hatch médio → 0,06% (1.457 unidades)
Ford Mustang.
8ª → Esportivos → 0,13% (3.040 unidades)
7ª → Sedã grande → 0,35% (7.741 unidades)
Chevrolet Spin.
6ª → Monovolume → 0,95% (20.770 unidades)
Nissan Sentra.
5ª → Sedã médio → 2,52% (55.035 unidades)
Fiat Cronos.
4ª → Sedã compacto → 10,6% (230.964 unidades)
Toyota Hilux.
3ª → Picape → 18,5% (402.982 unidades)
Chevrolet Onix.
2ª → Hatch compacto → 28,4% (618.318 unidades)
Hyundai Creta.
1ª → SUV → 35,9% (782.354 unidades)

*Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores

Reportar Erro