Passeio de Páscoa

Conheça os sete conceitos confirmados para o Easter Jeep Safari 2021

O destaque do passeio anual em Moab é o Wrangler Rubicon 392 e seu poderoso V8

acessibilidade:
Jeep apresentará sete conceitos durante o Easter Jeep Safari. Fotos: Jeep.

Desde 1967, diversos jipeiros americanos aproveitam o feriado de Páscoa para passear pelas diversas trilhas da região off-road mais conhecida do mundo, a de Moab, em Utah, nos Estados Unidos. O Easter Jeep Safari, organizado pelo clube Red Rock 4-Wheelers de Moab, começou com apenas um dia e, atualmente, dura nove.

Na edição deste ano, de 27 de março a 4 de abril, a Jeep aproveita o encontro com diversos fãs e clientes da marca para apresentar sete novos conceitos, de elétricos ao poderoso 392, equipado com o potente V8 e que deve ser lançado como modelo de produção ainda neste ano. 

São sete modelos diferentes, mas todos com alta capacidade offr-road.

“O Easter Jeep Safari tem sido nosso campo de testes para os novos modelos e para mostrar os conceitos e as ideias que nossos clientes mais apaixonados realmente desejam, os entusiastas off-road que participam deste evento todos os anos. O Safari destaca o que torna os veículos Jeep inconfundivelmente diferentes e inegavelmente capazes: uma variedade de motorizações que fornecem força, desempenho, torque e, acima de tudo, diversão”, aponta Jim Morrison, vice-presidente da Jeep na América do Norte.

Neste ano, os sete conceitos são movidos por um conjunto de elementos de última geração, poderosas motorizações e itens da Jeep Performance Parts (JPP) e da Mopar. Destaque para a incorporação da primeira bateria elétrica (BEV) da Jeep, mais um marco na iniciativa “Road Ahead”, sempre com especificações precisas e com a lendária capacidade 4×4 como objetivo.

Wrangler Rubicon 392

Jeep Wrangler Rubicon 392.
Jeep Wrangler Rubicon 392.

O mais poderoso Wrangler já feito está perto de entrar em produção. Concebido como um conceito de desempenho e força inquestionável, ele conta com motor V8 6.4 de impressionantes 485 cavalos e surreais 65,6kgfm, escapamento ativo de dois modos (alterna o som entre selvagem e estridente), entrada de ar central no capô, meias portas personalizadas e um teto elétrico Sky One com painéis laterais removíveis.

O exterior tem ganchos de reboque, emblemas, molas, amortecedores e rodas beadlock em bronze, kit elevação JPP de duas polegadas, pneus de lama de 37 polegadas, guarda-corpos Mopar e para-lamas e placa de proteção em aço. O interior tem forro de proteção resistente e bancos de couro vermelho com costuras douradas.

Jeep Magneto

Jeep Wrangler Magneto.
Jeep Wrangler Magneto.
Jeep Wrangler Magneto.
Jeep Wrangler Magneto.
Jeep Wrangler Magneto.
Jeep Wrangler Magneto.

Como o vilão dos X-Mens, esse conceito utiliza magnetismo para se locomover, no caso, energia elétrica. O grande diferencial deste protótipo é que, em conjunto com o motor eletrificado de 285 cavalos e 37,7kgfm de torque, ele tem um câmbio manual de seis velocidades, com uma embreagem que opera como se estivesse acoplada a um propulsor de combustão interna.

São quatro baterias com potência combinada de 70kW/h e carga elétrica de 800 volts. As baterias de íon lítio são distribuídas por todo o Wrangler para distribuir o peso. As peças, a caixa de interface e o módulo de controle estão alojados em uma caixa à prova d’água para permitir que o Magneto atravesse superfícies de água de até 760mm. 

O exterior do Magneto é em branco brilhante com detalhes em azul, bem como um capô com entrada de ar central, porta traseira redesenhada e iluminação frontal que ocupa toda a largura do veículo. Ele conta com o kit de levantamento de duas polegadas, rodas pretas, pneus de lama, gaiola de proteção e para-lamas e placas de aço. Por dentro, bancos em couro preto e detalhes em azul e forro de piso e tapetes Mopar no mesmo tom. 

Jeepster Beach

Jeepster Beach.
Jeepster Beach.
Jeepster Beach.
Jeepster Beach.
Jeepster Beach.
Jeepster Beach.

A marca sempre homenageia modelos do passado. Para esta edição, o escolhido foi um Jeepster Commando, rebatizado de Beach. O conceito foi criado a partir de um C-101 de 1968 mesclado com um Wrangler Rubicon 2020. A carroceria foi modificada para que misture a cor original com uma pintura bicolor brilhante em laranja e zinco. 

O interior personalizado do Jeepster Beach tem assentos esportivos com encosto baixo revestidos em couro vermelho. O banco traseiro do modelo original foi substituído por uma gaiola de segurança cromada de quatro pontos, enquanto os tapetes foram removidos para facilitar a tarefa de limpeza da areia da praia.

O Beach mantém a aparência externa de um Jeepster vintage, mas adiciona o desempenho do Wrangler atual. Sob o capô, um motor turbo 2.0 de 270 cavalos e 40,7kgfm de torque, aliado a uma transmissão automática de oito velocidades acoplada a uma caixa de transferência com relação 4:1, que envia força aos pneus de 35 polegadas.

Jeep Red Bare

Jeep Red Bare Gladiator Rubicon.
Jeep Red Bare Gladiator Rubicon.
Jeep Red Bare Gladiator Rubicon.

Conceito baseado na Gladiator Rubicon e na herança das picapes robustas e de alta capacidade 4×4 da Jeep. O Red Bare é equipado com um motor V6 diesel 3.0 de 260 cavalos e 61,1kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de oito velocidades Ele ainda conta com eixos dianteiro e traseiro DANA 44, atualizados com uma distância entre eixos de 4.880mm.

O Gladiator Red Bare apresenta um exterior em vermelho com grafismos em preto fosco e detalhes dourados, junto com o capô Mojave. A capota e as meias portas realçam a aparência. Por dentro, bancos de couro preto com costura vermelha e inserções de flanela vermelha. O painel de instrumentos e os tapetes Mopar são no mesmo material.

O Red Bare também vem equipado com um kit de elevação JPP de duas polegadas, rodas pretas foscas com pneus off-road BFG de 37 polegadas, barra esportiva, guarda corpo Sand Slider JPP, tampa e armação de baú, defesas de aço com um guincho Warn e para-lamas de grade para maior proteção off-road.

Jeep Orange Peelz

Jeep Orange Peelz.
Jeep Orange Peelz.
Jeep Orange Peelz.
Jeep Orange Peelz.
Jeep Orange Peelz.
Jeep Orange Peelz.

Baseado em um Wrangler de duas portas, o conceito é uma homenagem ao tradicional estilo de vida aventureiro e da liberdade de dirigir ao ar livre que fazem do Wrangler um ícone global. Os projetistas reforçaram essa natureza removendo as janelas laterais e traseiras e instalando meias portas JPP e um teto de vidro de painel único Freedom Top.

Ele tem kit de elevação de duas polegadas com amortecedores Fox, para-lamas de aço de perfil elevado, rodas de alumínio, pneus de lama BF Goodrich KM3 de 37 polegadas, para-choque de aço JPP, guincho Warn, trilhos protetores, luzes off-road de LED de 4.800 lumens, para-brisa Mopar feito de vidro Corning Gorilla, alças JPP e interior com detalhes que combinam com o laranja da carroceria.  

O Orange Peelz é movido pelo motor Pentastar V6 3.6 de 285 cavalos e 35,8kgfm de torque aliado a uma transmissão automática de oito velocidades. O propulsor conta com uma entrada de ar frio JPP e um sistema de escape cat-back também JPP. Ele ainda tem tapetes Mopar moldados por injeção e projetados com paredes laterais profundas e rígidas e sistemas de contenção de líquidos para evitar derramamento no chão. 

Jeep Farout

Jeep Gladiator Farout.
Jeep Gladiator Farout.

Talvez o mais interessante dos conceitos. Baseado no protótipo Wayout de 2019, o Farout se beneficia da capacidade de carga off-road e da grande autonomia do motor V6 diesel para levar os aventureiros a lugares remotos das rotas comuns. A principal característica dele é a barraca de acampamento integrada no teto com 4.870mm de largura e 2.280mm de altura, ela abre e fecha em questão de segundos e pode alojar até quatro pessoas.

Por dentro, o Farout tem painéis de madeira, iluminação ambiente suave, geladeira, fogão, prateleiras suspensas, assentos embutidos e espaço para uma mesa. A cabine tem detalhes como couro azul escuro, costura laranja e assentos de flanela xadrez.

O exterior é na nova cor cinza Earl, contrastando com detalhes em verde no capô, porta traseira, ganchos de reboque, molas, amortecedores e emblemas. Ele também utiliza o kit de elevação JPP ​​de duas polegadas. As rodas são em tom carvão fosco, pneus de lama de 37 polegadas, para-lamas de aço com guincho Warn, guarda-corpos e amortecedores de alto desempenho Fox. 

Jeep Top Dog

Jeep Gladiator Top Dog.
Jeep Gladiator Top Dog.

O conceito é voltado para quem curte uma aventura em duas rodas também. Ele usa peças JPP exclusivas e acessórios personalizados, como sistema de armazenamento de plataforma plana PCOR, gavetas removíveis, prateleiras internas, interruptores de iluminação externa, fontes de energia adicionais, refrigerador a bateria e churrasqueria elétrica e duas estruturas de rack Rhino com espaço adicional de armazenamento. 

Ele tem também dois conjuntos de luzes exteriores e um suporte para bicicletas duplo. Sem falar nos itens off-roads como kit de levantamento, para-choque de aço e snorkel JPP, amortecedores Fox, rodas de alumínio com pneus lama BF Goodrich, para-lamas de perfil elevado, dois guinchos Warn, duas luzes LED off-road e motorização Pentastar V6 3.6 de 285 cavalos aliado a transmissão automática de oito velocidades. 

O capô do conceito é acentuado com travas Mopar pretas personalizadas com o logotipo do Willys. Os painéis laterais da carroceria são protegidos por grades de proteção JPP, as soleiras das portas apresentam um logotipo Gladiator em relevo e ajudam a proteger o acabamento interno de arranhões. A cabine é em preto com detalhes em azul, no mesmo tom da carroceria.

Reportar Erro