Confira quais foram os 10 hatches compactos mais vendidos de 2022
Pelo segundo ano seguido, o líder da categoria não foi o campeão geral. Em relação a 2021, houve várias mudanças de posição no Top10
Em 2021, o mercado automotivo foi “surpreendido” com a liderança geral da Fiat Strada. Foi a primeira vez em quase 40 anos que um hatch compacto não foi rei entre os veículos, o último modelo fora do segmento a liderar o setor foi o Chevrolet Monza em 1986.
Mas ao contrário do imaginado, a categoria não se recuperou e, mais uma vez, não ficou com a coroa. No ano passado, a Strada repetiu o feito e liderou, com folgas, o mercado automotivo nacional. Deixando, mais uma vez, os hatches compactos para trás.
Outra semelhança de 2022 com o ano anterior é quem liderou a categoria. O reinado do Hyundai HB20 foi mantido e com maior facilidade desta vez. Em 2021, ele superou o segundo colocado por pouco mais de duas mil unidades. Neste ano, a diferença passou das 10 mil.
O último ano trouxe uma recuperação, após um 2021 difícil, o Chevrolet Onix “levantou a cabeça” e assumiu o segundo lugar da categoria, até então do Fiat Argo. Já o italiano, de certa forma, decepcionou, além de despencar três posições, emplacou 20 mil unidades a menos.
Como falamos no Top50 geral, o Volkswagen Gol se despediu do mercado nacional com extrema dignidade, figurando no quarto lugar do segmento com mais de 70 mil emplacamentos. Outros destaques foram os franceses Peugeot 208 e Citroën C3, que voltaram a figurar no Top10 da categoria, após a fusão das marcas irmãs com a Fiat/Jeep.
Confira o Top10 de hatches compactos mais emplacados de 2022.
*Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores