Confira o Top10 de elétricos e híbridos mais vendidos no Brasil em 2024
As duas listas são dominadas pelos chineses, liderados pela BYD, mas há modelos da Volvo, Renault e até da Fiat
O mercado automotivo brasileiro bateu diversos recordes em 2024. Desde a números há muitos anos não vistos, como entre os emplacamentos no geral, ao melhor desempenho entre os usados, passando também por dados excelentes entre os modelos eletrificados.
Com uma aceitação cada vez maior, os eletrificados superaram todas as expectativas do setor e emplacaram quase 180 mil unidades no ano passado, conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Os maiores destaques do ano foram as compatriotas BYD e GWM, juntas, as chinesas foram responsáveis por 106 mil unidades emplacadas, entre elétricos e híbridos (de todos os tipos). A Toyota também fez bonito com os irmãos Corolla, que nas versões eletrificadas, tiveram quase 18 mil emplacamentos.
Entre os elétricos, o Top10 é completamente dominado pela BYD, ela conta com nada menos que cinco dos 10 representantes. A Volvo tem dois e GWM, JAC e Renault, um cada. Já entre os híbridos, quem tem mais modelos na lista dos 10 mais vendidos é a Toyota, com três. Ela é seguida da gigante chinesa e da Caoa Chery, com dois cada.
Jogando outra lupa na lista, há uma disputa curiosa entre dois sedãs médios. Em junho, a BYD lançou o King com o intuito de superar o Corolla nas vendas. E não é que a chinesa conseguiu, mesmo com apenas meio ano, superar a rival, pelo menos entre os números das versões eletrificadas, o japonês ainda conta com opções puramente a combustão.
Outro ponto curioso é que, mesmo com apenas um mês de vendas, o Fiat Fastback conseguiu figurar no Top10 híbridos. Para este ano, a ABVE já informou que mudará a análise, porque modelos como o italiano, que de híbrido, tem apenas o nome, tendem a aumentar cada vez mais.
Confira o Top10 de veículos elétricos mais vendidos no Brasil em 2024
Confira o Top10 de veículos híbridos mais vendidos no Brasil em 2024