Com fábrica de veículos, BYD investirá R$ 3 bilhões em complexo na Bahia
A marca confirma que terá três plantas em Camaçari, na Grande Salvador, com previsão de iniciar as operações no segundo semestre de 2024
A BYD finalmente confirma que terá uma fábrica brasileira de veículos. Com um investimento previsto de R$ 3 bilhões, a gigante chinesa vai além e implantará um verdadeiro complexo industrial em Camaçari, na Grande Salvador, na Bahia.
O anúncio oficial foi realizado nesta terça-feira (4), pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e pela CEO para Américas e vice-presidente mundial da BYD, Stella Li, em um evento realizado no Farol da Barra, em Salvador.
O Brasil abrigará a primeira fábrica de veículos da BYD em toda a América. Além disso, a marca confirma mais uma unidade fabril de chassis de ônibus (ela já conta com uma em Campinas, São Paulo) e outra voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, para atender ao mercado externo, na produção de baterias.
“Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas. As novas fábricas no Brasil permitirão a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, aponta Stella Li.
Um fato curioso é que a montadora ainda não confirmou como será o complexo industrial, se será construído um ou se a chinesa realizará a compra da unidade da Ford, fechada desde o início de 2021 quando a americana encerrou a produção de veículos no Brasil. De acordo com a BYD, essa decisão deve ser tomada e informada ainda neste mês.
As tratativas para a chegada da montadora na Bahia foram iniciadas em 2022, com a assinatura de um protocolo de intenções entre a BYD e o governo do estado. Em abril deste ano, Rodrigues visitou plantas da marca nas cidades de Hangzhou e Shenzhen, na China.
“É um momento muito importante para a Bahia. Estamos agregando atração de investimentos, geração de emprego e renda para os baianos e baianas. Elevamos ainda mais o patamar da Bahia como um estado de destaque nacional na promoção do desenvolvimento alinhado ao respeito ao meio ambiente”, afirma Jerônimo Rodrigues.
Falando de empregos, a montadora estima criar mais de cinco mil novos postos diretos com as três unidades fabris. Além disso, o complexo será um polo de atração de fornecedores de diversos tipos, seja na área de peças técnicas ou de serviços, que se viram sem função após o fechamento da planta da Ford.
“A contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local, a partir deste ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários. Na BYD, temos o forte compromisso de contribuir e gerar valor para os brasileiros”, ressalta Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
A montadora afirma inda que pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais. Para a realização de obras civis, a BYD também vai priorizar a contratação de empresas estabelecidas na região.
Dentre as três unidades do complexo de Camaçari, a mais esperada é a de automóveis. A fábrica será dedicada à produção de veículos híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano, mas com possibilidade de produzir até 300 mil unidades/ano.