Citroën confirma motor Turbo 200 para o C3 Aircross
O modelo será o primeiro da francesa a contar com o propulsor da Stellantis, que já equipa Fiat Pulse, Fastback e Strada e Peugeot 208
Prestes a lançar o completamente renovado C3 Aircross no mercado brasileiro, a Citroën confirma mais um detalhe do SUV compacto de sete lugares, a motorização. O utilitário será o primeiro da francesa a utilizar o moderno propulsor Turbo 200 da Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram).
A caixa de força já é conhecida, pois foi apresentada no Fiat Pulse, além dele, na italiana, ela equipa também o Fastback e a Strada. No lado francês do grupo, o motor está presente no 208 e acaba de ser confirmado para o C3 Aircross.
Como nos outros modelos, o propulsor estará alinhado à transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas virtualmente, com opção de trocas sequenciais. A caixa de força gera 130 cavalos, quando abastecida com etanol (125 com gasolina), e 20,4kgfm de torque com os dois combustíveis.
O C3 Aircross reforçará a ideia de produção nacional da Stellantis, com componentes sendo produzidos em diversas plantas pelo Brasil. O modelo, como um todo, será fabricado no Polo Industrial de Porto Real, no interior do Rio de Janeiro, já o propulsor, é feito no complexo de Betim, na Grande Belo Horizonte, Minas Gerais.
Além do motor, a Citroën já divulgou o visual do C3 Aircross, que será bem semelhante com o do hatch, os faróis são idênticos ao do irmão, mas o para-choque tem design próprio, mais robusto. As laterais são praticamente iguais, a única diferença é que o utilitário é mais “esticado”, até por conta do espaço necessário da terceira fileira de banco.
Na parte do design, é a traseira que diferencia o hatch do SUV. As lanternas contam com desenho diferenciado e um aplique interligando as duas, a tampa do porta-malas é mais reta e tem um pequeno spoiler na parte superior e o para-choque conta com apliques claros que apontam o lado robusto do utilitário.
Outro “spoiler” que a marca divulgou foi sobre o sistema de ar-condicionado, que será inovador e bem inusitado, no melhor estilo de vans de passageiros. O sistema contará com uma saída no teto, voltada para a segunda e terceira fileira de assentos, que, segundo a marca, otimizará a climatização da cabine.