Caoa celebra 16 anos da fábrica goiana e 400 mil veículos produzidos
Inicialmente fabricando modelos da Hyundai, atualmente a planta de Anápolis também produz veículos da Caoa Chery
Há 16 anos, o grupo Caoa (monograma das iniciais do fundador da empresa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade), dava o pontapé inicial da companhia como uma montadora de veículos com a inauguração da planta de Anápolis, no interior de Goiás.
Inaugurada em 2007, a fábrica foi inicialmente pensada para fabricar modelos da Hyundai e, atualmente, produz também veículos da Caoa Chery. Nestes 16 anos, mais de 400 mil veículos saíram da linha de produção goiana.
Com investimentos iniciais que ultrapassaram R$ 1.2 bilhão, a planta começou sua produção com a camioneta HR. Das linhas de montagem também saíram importantes veículos que marcaram gerações no Brasil como o Tucson, feito a partir de 2010 e com uma média 1,5 mil unidades fabricadas por mês no início da produção.
Em 2011, iniciou a produção do caminhão leve HD78. Em 2013, foi a vez do iX35 ter suas primeiras unidades produzidas em solo nacional. Com a produção do New Tucson a partir de 2016, o país se tornou o único a comercializar as três gerações da família ao mesmo tempo: Tucson, iX35 e o New Tucson. No ano seguinte, veio o HD80.
Dez anos após o início da produção da planta de Anápolis, a Caoa assinou uma cooperação estratégica com a Chery e, assim, nasceu a Caoa Chery. E a fábrica passou a produzir modelos da chinesa também. Em novembro de 2020, a brasileira divulgou investimentos de R$ 1.5 bilhão na planta para o desenvolvimento de novos produtos focados na eletrificação.
“Ela foi a concretização de um sonho ousado que meu pai idealizou e, hoje, compete a nós dar continuidade nesse projeto que é desenvolver e produzir em nossa planta um novo carro 100% brasileiro. Meu pai viveu a maior parte de sua vida se dedicando exclusivamente à Caoa e a fábrica fez crescer ainda mais a importância da empresa para o Brasil”, afirma Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, CEO da Caoa.
Inserida no Distrito Agroindustrial de Anápolis, a Caoa colabora ativamente com o desenvolvimento econômico da região. A planta emprega mais de 2.100 colaboradores, sendo que nove em cada 10 funcionários são moradores da própria região e muitos deles fazem parte do quadro de funcionários desde 2007.
Além dos empregos diretos, a montadora é responsável por cerca de 25 mil indiretos. Ela ocupa uma área de 172.000m² e tem capacidade para montar 150 mil veículos por ano.
Atualmente são produzidos na planta os modelos Caoa Chery Tiggo 5x Pro, Tiggo 7 Pro Max Drive e Tiggo 8 Max Drive, Tiggo 5X Pro Hybrid, Tiggo 7 Pro Hybrid. Da Hyundai, a marca mantém a produção do New Tucson e do HR.