Chinês renovado

BYD apresenta linha 2024 do primeiro modelo lançado no Brasil, o Tan

O SUV de sete lugares totalmente elétrico recebe o primeiro facelift e chega com novidades no visual, na bateria e na autonomia

acessibilidade:
BYD Tan EV 2024.
BYD apresenta linha 2024 do primeiro modelo lançado no Brasil, o Tan (fotos: BYD).

Tuiuti (SP) – No fim de 2021, a BYD apresentou oficialmente o primeiro veículo disponível para o público no Brasil (a marca já contava com alguns modelos para testes de rodagem com taxistas e órgãos públicos), o Tan EV. O SUV de sete lugares acaba de ganhar a primeira grande atualização, com o facelift para a linha 2024. O utilitário parte de salgados R$ 536.800.

Visualmente falando, a principal alteração focou a dianteira do veículo, que deixou de lado a gigantesca grade para uma usar uma peça fechada no estilo atual da marca, visto na família Ocean, com Dolphin e Seal. Os para-choques dianteiros e traseiros foram redesenhados, assim como os faróis e as lanternas, que manteve o efeito 3D de profundidade.

BYD Tan EV 2024.

O SUV chega com visual renovado e novidadas na bateria e equipamentos.

Ainda na parte do design, agora, ele utiliza rodas de 22 polegadas com pneus 265/40. O SUV também cresceu, ganhando 100mm no comprimento, mas a distância entre-eixos foi mantida nos 2.820mm. 

A principal novidade do interior é o volante, que conta com novo desenho e agora, além do ajuste elétrico e memória, vem com aquecimento. O SUV recebe um novo sistema de áudio premium, da Dynaudio Performance, com potência máxima de 775W e 12 alto-falantes. Outra novidade é a adição de uma zona ao ar-condicionado digital, para o banco traseiro.

BYD Tan EV 2024.

O interior mantém o estilo luxuoso.

Falando dos equipamentos, ele conta também com bancos dianteiros com quatro opções de massagem, ventilação e aquecimento, teto solar panorâmico de vidro deslizante, telas digitais de 12,3 polegadas e 15,6 polegadas rotativa para o painel de instrumentos e para a central multimídia, que vem com conexão Android Auto e Apple CarPlay. 

Carregamento sem fio para celulares, iluminação interna nas portas e painel por LED com 32 opções de cores, internet 4G e serviço de nuvem, navegação GPS embarcada, acabamento interno em marrom ou preto em couro sintético, chave sensorial com tecnologia NFC que pode ser substituída pelo smartphone e partida por botão e remota.

BYD Tan EV 2024.

Já comum da marca, a gigante tela da central multimídia é rotativa.

Na parte da segurança, ele ganha airbag central, totalizando sete bolsas de proteção, freios Brembo com discos ventilados e perfurados na dianteira e traseira, câmera de 360°, head up display e mais de 30 recursos de segurança ativa e 15 sensores entre câmeras e radares para o sistema de condução semi-autônoma e segurança Adas. 

No Tan, o Adas incorpora alertas de tráfego cruzado na traseira e na dianteira, auxiliar de permanência e alerta de saída de faixa, frenagem automática de emergência, farol alto inteligente, monitoramento de ponto cego e piloto automático adaptativo.

BYD Tan EV 2024.

São dois motores elétricos que, juntos, geram 71,3kfgm de torque e 517 cavalos.

O conjunto mecânico também passou por importantes atualizações. As baterias estão maiores, saindo de 86,4kWh para impressionantes 108,8kWh. Com isso, segundo o padrão PBEV do Inmetro, a autonomia pulou de 309 para 430 quilômetros. Além disso, o torque também cresceu, chegando a 71,3kgfm. A potência foi mantida em 517 cavalos.

Além de maior (cerca de 25% a mais do que a anterior) a bateria Blade do Tan pode ser carregada, em pontos ultra rápidos, de 30% a 80% em menos de 30 minutos. O SUV também ganhou a função V2L (Vehicle-to-Load), que transforma o carro em um “power bank” e permite conectar dispositivos elétricos externos ao veículo. 

BYD Tan EV 2024.

BYD Tan EV 2024.

O SUV utiliza dois motores elétricos, um em cada eixo, deixando a tração integral AWD. Um fator interessante é que, mesmo com o aumento do torque, a aceleração do zero aos 100km/h cresceu, de 4,4 para 4,9 segundos. Isso se deu por conta do tamanho das novas baterias, que sozinhas aumentaram em 200kg no peso do veículo, que chega em 2.630kg.

O sistema de suspensão – do tipo McPherson na dianteira e Multi-Link na traseira – também evoluiu e, agora, é do tipo eletrônica semi ativa. Segundo a marca, o sistema otimiza ainda mais o conforto e segurança do SUV, junto com os amortecedores eletrônicos.

BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD apresenta linha 2024 do primeiro modelo lançado no Brasil, o Tan (fotos: BYD).
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.
BYD Tan EV 2024.

*Viagem a convite da BYD

Reportar Erro