Brasileiros são premiados pela Ford por projetos de combate ao Covid19
Os estudos de duas equipes brasileiras ficaram entre as 14 selecionadas do mundo todo
Duas equipes de estudantes brasileiras foram premiadas no desafio global Ford College Community Challenge, com projetos inovadores para ajudar suas comunidades a superar as dificuldades causadas pela pandemia do Covid-19.
O evento, promovido pelo Ford Fund (braço filantrópico da empresa) em parceria com a Enactus, ONG internacional dedicada a inspirar alunos a melhorar o mundo através da ação empreendedora, foi lançado em todas as universidades onde a Enactus atua, convidando times do mundo inteiro a inscrever iniciativas de combate à doença.
Segundo a fundação, o Ford Covid-19 College Challenge reuniu 152 projetos de 37 países. Foram selecionados 14 vencedores para receber pelo menos US$ 1.000 (R$ 5.670) cada um.
“Quando o desafio foi lançado, ficamos impressionados com a quantidade de propostas e ideias criativas. Mesmo em casa e fora das universidades devido à quarentena, os estudantes da rede Enactus continuam identificando problemas e buscando soluções para resolvê-los”, aponta Mike Schmidt, diretor de educação e desenvolvimento da comunidade global do Ford Fund.
No Brasil, um dos vencedores é o Projeto Costuraê, da Universidade Federal do Pará (UFPA), de Belém, que normalmente produz EcoBags e foi adaptado para fazer máscaras com material reciclado, incluindo partes transparentes sobre a boca para facilitar a comunicação com os surdos.
Outro projeto é o Enpathos, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de Ilhéus, na Bahia, que criou um site para conectar profissionais voluntários de diversas áreas a pessoas que precisam de ajuda, principalmente pequenos empreendedores voltados a atividades de cunho social e economia solidária.
Os demais vencedores incluem universitários de oito países: Estados Unidos, Egito, Suazilândia, Índia, Gana, Quênia, África do Sul e Reino Unido. Os projetos vão da distribuição de máscaras para população vulnerável, estações de lavagem de mãos e um aplicativo para distribuição de água potável até a entrega de remédios com drones, uma plataforma de ensino à distância e uma rede de combate à violência doméstica.
“Na Enactus, estamos focados em fazer o que importa agora. Por isso estamos especialmente honrados por ter feito parceria com o Ford Fund para rapidamente mobilizar e motivar nossa rede internacional de líderes empresariais para lidar com questões urgentes relacionadas ao Covid-19”, afirma Rachael Jarosh, presidente e CEO da Enactus.
“Sabemos que nossos 72 mil estudantes em todo o mundo serão a linha de frente da recuperação econômica, eles ajudarão a moldar como vamos viver e prosperar no novo normal. Por isso, esse desafio foi tão crítico: aproveitando as oportunidades imediatas para fortalecer as comunidades, os alunos da Enactus já estão se adaptando à nova realidade. Graças à Ford, muitos deles terão um impacto ainda maior”, completa Rachael.
Desafio global
Originalmente lançado nos Estados Unidos em 2008, o Ford College Community Challenge (C3) agora opera em 11 países: Brasil, Egito, Alemanha, Gana, Quênia, México, Marrocos, Nigéria, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. E distribuiu mais de US$ 3 milhões (R$ 17.028.900) em doações globais para apoiar quase 200 projetos sociais liderados por estudantes.
O Ford Covid-19 College Challenge é o exemplo mais recente de como o Ford Fund está dando assistência a comunidades de todo o mundo em resposta à pandemia global.
De acordo com a fundação, até o momento, foram doados quase US$ 2,5 milhões (R$ 14.176.250) para apoiar organizações sem fins lucrativos que atuam no fornecimento de alimentos, abrigos, acesso a mobilidade e outras necessidades urgentes.