Boas ações

Brasileiros são premiados pela Ford por projetos de combate ao Covid19

Os estudos de duas equipes brasileiras ficaram entre as 14 selecionadas do mundo todo

acessibilidade:
Projetos de combate ao Covid-19 de estudantes brasileiros são premiados pela Ford. Foto: Costuraê

Duas equipes de estudantes brasileiras foram premiadas no desafio global Ford College Community Challenge, com projetos inovadores para ajudar suas comunidades a superar as dificuldades causadas pela pandemia do Covid-19. 

O evento, promovido pelo Ford Fund (braço filantrópico da empresa) em parceria com a Enactus, ONG internacional dedicada a inspirar alunos a melhorar o mundo através da ação empreendedora, foi lançado em todas as universidades onde a Enactus atua, convidando times do mundo inteiro a inscrever iniciativas de combate à doença. 

Segundo a fundação, o Ford Covid-19 College Challenge reuniu 152 projetos de 37 países. Foram selecionados 14 vencedores para receber pelo menos US$ 1.000 (R$ 5.670) cada um. 

“Quando o desafio foi lançado, ficamos impressionados com a quantidade de propostas e ideias criativas. Mesmo em casa e fora das universidades devido à quarentena, os estudantes da rede Enactus continuam identificando problemas e buscando soluções para resolvê-los”, aponta Mike Schmidt, diretor de educação e desenvolvimento da comunidade global do Ford Fund.

No Brasil, um dos vencedores é o Projeto Costuraê, da Universidade Federal do Pará (UFPA), de Belém, que normalmente produz EcoBags e foi adaptado para fazer máscaras com material reciclado, incluindo partes transparentes sobre a boca para facilitar a comunicação com os surdos.

Outro projeto é o Enpathos, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de Ilhéus, na Bahia, que criou um site para conectar profissionais voluntários de diversas áreas a pessoas que precisam de ajuda, principalmente pequenos empreendedores voltados a atividades de cunho social e economia solidária.

Os demais vencedores incluem universitários de oito países: Estados Unidos, Egito, Suazilândia, Índia, Gana, Quênia, África do Sul e Reino Unido. Os projetos vão da distribuição de máscaras para população vulnerável, estações de lavagem de mãos e um aplicativo para distribuição de água potável até a entrega de remédios com drones, uma plataforma de ensino à distância e uma rede de combate à violência doméstica.

“Na Enactus, estamos focados em fazer o que importa agora. Por isso estamos especialmente honrados por ter feito parceria com o Ford Fund para rapidamente mobilizar e motivar nossa rede internacional de líderes empresariais para lidar com questões urgentes relacionadas ao Covid-19”, afirma Rachael Jarosh, presidente e CEO da Enactus.

“Sabemos que nossos 72 mil estudantes em todo o mundo serão a linha de frente da recuperação econômica, eles ajudarão a moldar como vamos viver e prosperar no novo normal. Por isso, esse desafio foi tão crítico: aproveitando as oportunidades imediatas para fortalecer as comunidades, os alunos da Enactus já estão se adaptando à nova realidade. Graças à Ford, muitos deles terão um impacto ainda maior”, completa Rachael.

Desafio global

Originalmente lançado nos Estados Unidos em 2008, o Ford College Community Challenge (C3) agora opera em 11 países: Brasil, Egito, Alemanha, Gana, Quênia, México, Marrocos, Nigéria, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. E distribuiu mais de US$ 3 milhões (R$ 17.028.900) em doações globais para apoiar quase 200 projetos sociais liderados por estudantes.

O Ford Covid-19 College Challenge é o exemplo mais recente de como o Ford Fund está dando assistência a comunidades de todo o mundo em resposta à pandemia global. 

De acordo com a fundação, até o momento, foram doados quase US$ 2,5 milhões (R$ 14.176.250) para apoiar organizações sem fins lucrativos que atuam no fornecimento de alimentos, abrigos, acesso a mobilidade e outras necessidades urgentes.

Reportar Erro