BMW e Unicef fecham parceria educacional de longo prazo

O compromisso inicial da montadora é de sete anos para ajudar a fornecer educação para crianças e jovens em três continentes

O BMW Group e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), firmam parceria de longo prazo para contribuir no objetivo global da organização de atingir 10 milhões de crianças e jovens a cada ano por meio da educação. Inicialmente, o apoio da montadora será por sete anos.

Sob o slogan “BRIDGE. Educando os jovens para o amanhã, hoje”, a parceria tem como objetivo ajudar a fornecer educação e desenvolvimento de habilidades em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) para crianças e jovens na África, Ásia e Américas Central e do Sul.

Os empregos relacionados à STEM são o motor do crescimento econômico global, mas prevê-se que milhões dessas vagas não serão preenchidas devido a uma lacuna nas habilidades. O problema é mais grave em países de baixa e média renda e muito mais prevalente entre meninas e mulheres. 

Atualmente, as mulheres constituem uma minoria tanto na educação quanto nas carreiras STEM, representando apenas 28% dos graduados em engenharia, 22% dos trabalhadores de inteligência artificial e menos de um terço dos funcionários do setor de tecnologia em todo o mundo.

“Os jovens de todo o mundo têm o poder e a criatividade para influenciar as sociedades para melhor. Precisamos capacitá-los e apoiá-los para que possam se tornar os inovadores e agentes de mudança de amanhã. Porque a transformação sustentável e o caminho para um mundo mais justo e seguro começam onde as mentes jovens se reúnem e descobrem seu potencial, em salas de aula ou laboratórios de trabalho. Estamos orgulhosos e gratos pelo fato de o BMW Group nos acompanhar e apoiar nessa jornada como um forte parceiro do setor privado”, afirma Georg Graf Waldersee, presidente do Conselho de Administração do Unicef Alemanha.

Após o lançamento da colaboração entre o BMW Group e o Unicef na África do Sul em 2023, a parceria será expandida em 2024 para o Brasil, China, Índia, México e Tailândia, todos com necessidades de programas e com presença do grupo alemão. 

“No BMW Group, acreditamos que a educação é o motor que impulsiona o desenvolvimento de nossa sociedade. Com a Unicef, temos um parceiro de longa data ao nosso lado que compartilha dessa opinião. Portanto, estou muito satisfeita por unirmos forças com nossa colaboração global a longo prazo a partir de agora. Juntos, faremos a ponte entre a escola e a vida profissional, além de possibilitar a transferência de conhecimento”, aponta Ilka Horstmeier, diretora de recursos humanos, instalações e relações trabalhistas da BMW.

A colaboração apoiará programas que vão desde o fornecimento de equipamentos de laboratório até o desenvolvimento de um currículo personalizado de treinamento de professores, de mentorias até acompanhamento de empregos. Com isso em mente, o BMW Group não está apenas fornecendo apoio financeiro no valor de dois milhões de euros por ano até 2030, mas também contribuindo com sua própria experiência e rede.

“Não é importante apenas para nós estarmos engajados em nível global, mas também em nível local. É por isso que, junto com a Unicef, nos envolvemos nas unidades do BMW Group em todo o mundo. Além disso, é ótimo que possamos dar à nossa rede diversificada de partes interessadas a chance de se envolver e participar da parceria para garantir a educação básica para crianças em situações de crise”, completa Horstmeier.

Além disso, em 2024, o BMW Group unirá forças com sua rede global de afiliadas e com o envolvimento das partes interessadas para arrecadar fundos para apoiar o trabalho do Unicef em emergências e crises prolongadas, garantindo assim a continuidade do aprendizado das crianças em ambientes seguros.