Bodas de cerâmica

BMW comemora nove anos da fábrica brasileira em Santa Catarina

De lá para cá, mais de 90 mil veículos já foram produzidos na planta de Araquari, a maior voltada para carros premium da América do Sul

acessibilidade:
Planta BMW em Araquari (SC).
BMW comemora nove anos da fábrica brasileira em Santa Catarina (foto: BMW).

Há nove anos, a BMW inaugurava, em Araquari, Santa Catarina, sua fábrica brasileira de carros premium, a maior do tipo na América do Sul. De lá para cá, a marca já produziu mais de 90 mil veículos, o que ajuda a montadora, desde 2018, a ser a líder entre os modelos de luxo Brasil. 

Atualmente, a planta catarinense é responsável pela produção do Série 3, do X1 (líderes de vendas em seus segmentos no país), do X3 e do X4.

Segundo Otávio Rodacoswiski, diretor geral da fábrica, o BMW Group mantém o compromisso de produzir carros premium de alta qualidade, enquanto minimiza continuamente os impactos ambientais, desde o início. 

“Celebramos os nossos avanços em prol da conservação do meio ambiente, com mais planejamento e trabalho para o futuro sustentável que desejamos construir. Estamos comprometidos com metas de sustentabilidade estabelecidas globalmente, como de eficiência energética e redução das emissões de CO² nos próximos anos.”

As emissões de CO² e o consumo de energia elétrica na fábrica são compensadas com geração de energia eólica. O local possui 1.902 placas fotovoltaicas instaladas no teto do prédio da montagem, que geram mais de 1 milhão kWh/ano. Além de contar com reutilização de efluentes, reuso de água e redução de consumo de solventes.

Este ano foi marcado pelo início da fabricação da nova geração do X1, seis meses após o lançamento na Europa. A produção faz parte do aporte de R$ 500 milhões anunciado em novembro de 2021 que a marca fez na planta.

Uma outra novidade atende aos pedidos dos aficionados por automóveis. O programa de visitas “Por Dentro do BMW Group Brasil”, lançado em outubro de 2022. Desde então, adultos e crianças com mais de 10 anos entram na fábrica todos os dias, exceto finais de semana e feriados, para ver os carros sendo montados de perto. 

Ainda vão de carona no teste prático na pista interna realizado com piloto especializado na direção. O programa de visitas é gerenciado pela Serra Verde Express, que oferece o serviço em dois horários, às 9h e às 13h.

Atualmente, a planta catarinense ocupa uma área de 1,5 milhão de metros quadrados, com 112.893m² de edificações, cercadas por áreas de preservação. A infraestrutura local abriga processos de carroceria, soldagem, pintura, montagem, qualidade e logística, bem como laboratórios, estações de tratamento de água e efluentes, prédios administrativos e auxiliares.