BMW celebra 25 anos de seu primeiro utilitário esportivo, o X5
O SUV foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de Detroit de 1999 e foi o primeiro da família X da alemã
Em janeiro de 1999, durante o Salão Internacional do Automóvel de Detroit, a BMW apresentou um modelo que revolucionaria a marca, o X5. A alemã foi a segunda montadora de luxo ou esportiva – a primeira foi o Mercedes-Benz com o ML – a ter um utilitário esportivo em seu portfólio, algo que hoje é bastante comum.
Hoje em dia, até marcas superluxuosas ou superesportivas, como Rolls-Royce, Bentley, Ferrari e Lamborghini, possuem utilitários esportivos. No entanto, na virada do milênio, era quase impossível imaginar SUVs de luxo ou esportivos..
O modelo foi disponibilizado para o público em 2000, mas como foi apresentado em janeiro de 1999, a marca celebra agora os 25 anos do lançamento do seu primeiro SUV e o responsável pelo surgimento de toda uma família dentro da alemã, a linha X, que hoje conta com X1, X2, X3, X4, o próprio X5, X6, X7 e iX, iX1 e iX3.
Mas o estilo SUV não focou apenas os modelos normais da BMW, logo a divisão esportiva da marca, a M, passou a oferecer modelos com desempenho extraordinário. Atualmente, o X5 está na quarta geração, apresentada em 2018.
Inaugural, a E53
A primeira geração do X5 apareceu no Salão de Detroit em 1999. Segundo a marca, ele fez uso da experiência adquirida desde 1985, quando a BMW apresentou o primeiro modelo com tração integral e surgiu como alternativa à clássica tração traseira. Em condições normais, o sistema privilegia o eixo traseiro, com 63% da potência nas rodas de trás.
O visual do modelo foi assinado pelo designer Frank Stephenson, que combinou a identidade esportiva da BMW com características musculosas dos SUVs. O X5 E53 também foi o primeiro veículo de grande volume montado na fábrica do BMW Group em Spartanburg, Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
A marca afirma que a primeira geração superou muito as expectativas e rapidamente se tornou um modelo de sucesso global. A E53 contou com versões com motores a gasolina e diesel. A X5 4.6is surgiu em 2002 com uma variante de motor V8 de maior potência.
E70, a segunda geração do X5
Em 2006, a marca apresentou a segunda geração do SUV, batizada de E70. Ela apresentou uma nova variação de motores biturbo, com opção de seis cilindros em linha e V8. Foi nela que a marca lançou o primeiro X5 M legítimo, que contava com reforços estruturais na carroceria, suspensão e direção, todos desenvolvidos pela divisão esportiva da alemã.
Debutando com a terceira geração, a F15
Quinze anos após a estreia, a BMW lançou a terceira geração do SUV, a F15. Ela foi a primeira a contar, em 2015, com uma variante híbrida plug-in, que já oferecia autonomia puramente elétrica de até 31 quilômetros. A versão M estreou uma transmissão Steptronic de oito velocidades com o objetivo de melhorar a eficiência de consumo de combustível e também o uso esportivo, incluindo uma função de controle de largada.
G05, a quarta e atual geração
Apresentada em 2018, a quarta geração do X5 surgiu repleta de inovações e com visual modernizado, mas fiel ao primeiro modelo. Nela, as opções híbridas plug-in ganharam ainda mais autonomia. Entre as inovações, o “Curved Display”, que forma uma única tela para a central multimídia e o painel de instrumentos, e chave digital, que pode ser utilizada em smartphones.
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