Audi apresenta novos modelos da família e-tron, o Q4 e o Q4 Sportback
O SUVs são os primeiros utilitários compactos totalmente elétricos da marca
A Audi apresenta novos veículos 100% elétricos, o Q4 e-tron e o Q4 Sportback e-tron, os primeiros SUVs compactos eletrificados da marca. Os modelos chegam com visual alinhado com o irmão maior, o e-tron, três versões de tração, avanços tecnológicos e autonomia de até 520 quilômetros no ciclo WLP.
Com o Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron, a Audi dá o próximo passo na linguagem de design de seus modelos elétricos. Ambos trazem à produção em série as linhas presente em suas versões conceito apresentadas em 2019.
O Sportback segue o estilo SUV coupé, com a linha do teto baixa, caindo em direção a tampa do porta-malas. Segundo a Audi, o projeto progressivo é tão funcional quanto aerodinâmico. O Q4 tem um coeficiente de arrasto de 0,28 e o Q4 Sportback consegue um número ainda melhor, de 0,26.
O conjunto óptico full LED dos dois modelos traz uma importante inovação. As luzes de circulação diurna contam com quatro assinaturas visuais diferentes, que podem ser escolhidas pelo motorista. De acordo com a marca, cada uma delas possui um tema próprio e oferece uma expressão individual.
Por dentro, o cockpit apresenta um design tridimensional e seus volumes geométricos estão inter-relacionados. Em ambos os modelos, as unidades operacionais e de exibição assumem a função de elementos de design mais do que nunca.
O painel de instrumentos digital atua em conjunto com a tela da central multimídia, que é levemente inclinada para o motorista, assim como o controle do ar-condicionado, tudo para otimizar a segurança durante a condução. O volante é um caso à parte, em vez de botões, ele conta com superfícies sensíveis ao toque.
Como opcional, os Q4 etron podem contar com novíssimo head-up display com realidade aumentada. Ele projeta dados de forma digital em cima da visão do mundo externo de forma conveniente para o motorista visualizar. A informação é mostrada dinamicamente em um grande campo de visão, onde uma imagem virtual, que parece flutuar, é representada em uma distância de aproximadamente dez metros ou mais do motorista.
Os novos Q4 e-tron terão versões com dois tamanhos de baterias e três opções de motorização. O Q4 35 e-tron tem uma bateria menor com capacidade bruta de armazenamento de energia de 55kWh, que carrega até 7,4kW em corrente alternada (AC) e até 100kW em corrente direta (DC).
Os Q4 40 e-tron e Q4 50 e-tron quattro terão uma bateria maior com capacidade bruta de 82kWh, que permite recarga de até 11kW em corrente alternada e até 125kW em corrente direta. Os dois primeiros contam com um motor elétrico que traciona as rodas traseiras, com uma potência de 125kW (170 cavalos) e 150kW (204 cavalos) respectivamente.
Já a versão topo de linha tem dois motores elétricos para a tração nas quatro rodas. Eles fornecem uma potência máxima de 220kW (299 cavalos), suficiente para uma aceleração de zero a 100km/h em 6,2 segundos e velocidade máxima de 180km/h, limitada eletronicamente. Nele, o propulsor dianteiro entra em ação somente quando necessário alta potência ou forte aderência.
A autonomia pode chegar até 520 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP, com uma única carga da bateria dependendo da versão do Q4 e-tron. Nas versões com a bateria de capacidade máxima de carga de 125kW, em condições ideais, é possível carregar eletricidade suficiente para cerca de 130 quilômetros em 10 minutos, também de acordo com o ciclo WLTP.
A bateria de alta voltagem do Q4 e-tron está localizada entre os eixos, o que garante um baixo centro de gravidade e uma distribuição de peso equilibrada. Os sistemas de controle para a tração e suspensão trabalham juntos, para, segundo a marca, proporcionar uma condução segura, esportiva e confortável ao mesmo tempo.
O Q4 e-tron chega em junho na Europa com preço sugerido de 41 mil euros, cerca de R$ 280 mil na conversão direta. Ou seja, quando desembarcar por aqui — a Audi ainda não confirmou quando ele virá –, deve chegar por algo em torno de R$ 400 mil.