Após longa espera, Troller finalmente apresenta versão com câmbio automático, a TX4
O modelo, repleto de itens que otimizam o estilo off-road, já está disponível nas lojas da marca
Tatuí (SP) — Com mais de 20 anos de história, a Troller se consagrou no mercado brasileiro com o grande jipe nacional. O modelo, com foco total no off-road, sempre atendeu os entusiastas do universo 4×4, mas algo sempre faltou — literalmente desde a criação da marca em 1997 –, o câmbio automático.
Agora, a marca finalmente apresenta um modelo com este tipo de transmissão, o TX4, abreviação de Troller Extreme 4. Ele surgiu primeiro no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, ainda como conceito. Há época, a ideia da marca era perceber a aceitação do público, que segundo ela, foi totalmente positiva, para poder investir no modelo final.
Além da caixa automática, o jipe ganha diversos equipamentos adicionais, até para poder justificar o alto valor pedido pelo modelo. Já disponível nas concessionárias da marca, o TX4 parte de R$ 167.530. Ele chega R$ 25.700 mais caro que o T4 manual, que conta com pintura metálica.
Entre os itens de série, voltados para o uso 4×4, ele vem com para-choques, estribos e protetores dianteiros e traseiros off-road de aço, pneus lameiros Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17, snorkel, faróis com lâmpadas superbrancas e acendimento automático e auxiliares em LED Hella, de longo alcance e submersíveis e pintura bicolor.
Segundo a marca, para adicionar esses itens em um T4, o cliente gastaria, em média, R$ 33 mil, contanto com o câmbio automático — que não é possível adicionar por fora. No entanto, o TX4 teve um acréscimo de R$ 25 mil. Com isso, o modelo já sai da concessionária pronto para encarar as trilhas mais pesadas.
A transmissão, assim como o motor, é o mesmo da Ford Ranger. Assim, ela tem seis velocidades. O propulsor é o 3.2 de cinco cilindros que gera 200 cavalos de potência e 47,5kgfm de torque. Além, claro, do sistema 4×4, o grande astro do modelo.
A tração 4×4 do utilitário, com comando eletrônico no console, conta com três opções: 4×2 para terrenos com boa aderência, 4×4 High para terrenos com baixo atrito, como lama, areia e grama molhada e 4×4 Low, para terrenos acidentados, como erosões, áreas alagadas e dunas. O sistema de seleção permite acionar o modo 4×4 High em movimento até 120km/h.
O diferencial traseiro blocante (LRD) serve para desatolar o carro quando há uma diferença de atrito entre as rodas, ou seja, quando uma das rodas patina, com menor tração, e a outra em contato com o solo não gira. Com o travamento do eixo traseiro, ele transmite 50% do torque para cada roda traseira continuamente e permite ao veículo vencer os obstáculos.
O LRD é acionado por um botão no painel e foi feito para ser usado apenas em pisos com baixa aderência, como lama e areia, e em baixa velocidade. Quando ativado, ele se desliga automaticamente assim que o veículo passa de 40km/h, voltando a funcionar abaixo dessa velocidade.
Como um bom Troller, o TX4 tem ângulos excelentes: de entrada (53º), de saída (50º), de transposição de rampa (30º), inclinação lateral (40º) e rampa máxima (45º). A capacidade de travessia imerso é de 800mm.
Diferenciado
Entre os detalhes exclusivos do TX4 estão a pintura metálica bicolor, com opção em prata, verde e laranja (essa disponível apenas na automática), sempre com detalhes em azul escuro. Por dentro, saídas de ar em laranja e bancos personalizados, com costura na mesma cor e o logotipo TX4 no encosto.
Como o T4, a central multimídia é a Smart Car Drive, da JBL Harman, com tela de 6,75 polegadas, conectividade com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay. O ar-condicionado é digital e dual-zone e os vidros, travas e regulagem dos retrovisores são elétricos.
Ele ainda vem com computador de bordo, alarme, bancos traseiros bipartidos, tomada 12V, painel com preparação para instalação de dispositivos de navegação off-road, teto solar duplo de vidro, lanternas traseiras de LED com vedação especial, bagageiro no teto com barras transversais ajustáveis e antena flexível e removível.
Viagem a convite da Troller