‘Alternância de poder’: SUVs fecham 2022 com novo líder
O segmento que mais vende no país, com cerca de 35% dos emplacamentos, têm um novo e inédito campeão, o terceiro em três anos
Há tempos falamos sobre a “onda” de SUVs que domina o mercado brasileiro de veículos, os números de emplacamentos, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), confirmam que o domínio é total.
Pelo terceiro ano seguido, a categoria fechou como a que mais emplacou nos 12 meses. Em 2022, foram 691.313 unidades no total, o que representa 35,3% do mercado como um todo. São cerca de 30 mil emplacamentos e 2% a mais de “market share” que em 2021.
Outro dado que mostra a força do segmento é que não há um domínio absoluto, quando analisada a categoria no geral. Há três anos o líder não se repete, após Volkswagen T-Cross em 2020, Jeep Renegade (que retomou a liderança) em 2021, agora é a vez do Chevrolet Tracker ser coroado rei dos utilitários.
Ao separar por tamanhos, o Jeep Compass mantém o reinado entre os médios, apesar de ter caído uma posição no ranking geral. Entre os grandes, o Toyota SW4 finalmente ganhou um concorrente à altura, o Jeep Commander, tão forte que já lhe tomou a liderança e ainda figura em 11º no geral.
Entre as marcas, somando todos os modelos, a Jeep mantém a liderança e emplaca três modelos no Top20. Volkswagen e Caoa Chery acompanham a americana e também contam com três representantes. Outro destaque positivo é a Fiat, que logo de cara já colocou seus dois inéditos modelos entre os mais vendidos do ano.
Apesar dos mais de 50 mil emplacamentos, o Renegade decepcionou e despencou de primeiro para quinto. Mas a maior queda foi do Honda HR-V, que em 2021 figurou em sexto e, no ano passado, ficou apenas em 13º. Confira o Top20 de SUVs mais vendidos de 2022.
*Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores