Utilitário supercompacto

À brasileira! Renault apresenta o Kardian, SUV desenvolvido no Brasil

O modelo global chega para atender mercados fora da Europa e, por aqui, brigará com Volks Ninus e Fiat Pulse

acessibilidade:
Renault Kardian.
À brasileira! Renault apresenta o Kardian, SUV desenvolvido no Brasil (fotos: Geison Guedes/DP e Renault).

Rio de Janeiro (RJ) – Há 25 anos a Renault desembarcou no Brasil. O primeiro modelo da marca a ser vendido por aqui foi o Megane, vindo direto da França. A montadora já comercializou diversos modelos desenvolvidos nos mais variados mercados, desde o francês – seu país de origem –, até pelo romeno, com Sandero e Duster, russo com o Fluence e indiano com o Kwid.

De certa forma, a Oroch é uma ideia brasileira, mas não totalmente, já que a picape é oriunda do utilitário Duster, desenvolvido pela divisão romena da marca, a Dacia. Agora, a francesa apresenta um veículo autenticamente brasileiro, criado pela Renault do Brasil, o Kardian, e pensado para ser um modelo global, que atenderá outros países fora da Europa.

O mais novo SUV da francesa acaba de ser apresentado mundialmente no Rio de Janeiro. Ainda sem uma data específica de lançamento oficial, espera-se que ele esteja disponível nas lojas da marca pelo Brasil em março de 2024, quando as versões e, mais importante, o preço, deverá ser revelado. 

Ao contrário de lançamentos anteriores, com o Kardian, a Renault não ficará atrás da concorrência em nada, pelo contrário, em alguns aspectos, ele será superior, mostrando que o modelo tem tudo para ser o carro-chefe francesa por aqui.

Renault Kardian.

Ele conta com duas telas, uma para a central multimídia e outra para o painel de instrumentos.

Como já adiantado pela própria montadora em teasers, o Kardian será um SUV supercompacto com 4.119mm de comprimento, 1.773mm de largura, 1.544mm de altura e 2.604 de entre-eixos. Ele ainda apresenta 209mm de altura do solo, 20º de ângulo de ataque e 36º de saída e 410 litros de espaço no porta-malas.

Na parte visual, o Kardian conta com uma silhueta compacta, com traços característicos de SUVs facilmente identificados nas barras de teto, no capô horizontal esculpido ou no para-choque reforçado pelos protetores de cárter pintados. Na traseira, o teto recurvado e o vidro traseiro inclinado conferem dinamismo ao modelo.

Renault Kardian.

O Kardian será o primeiro modelo da marca feito no Brasil com o novo logo.

Como já visto no elétrico Megane E-Tech, o Kardia também conta com o novo logo da francesa, o “Nouvel’R” e ele será o primeiro modelo da marca produzido no Brasil a contar com a novidade. Ao menos nas versões topo de linha, o SUV contará com rodas de 17 polegadas e conjunto óptico full LED.

No interior, os destaques ficam pelo console central, que tem um porta-objetos de oito litros de capacidade, além dele, o SUV tem outros nichos que, somados, têm 26 litros. Nele fica a moderna alavanca de câmbio tipo joystick, batizada de “e-shifter” e, assim como o freio de estacionamento, é eletrônico. 

Renault Kardian.

O conjunto mecânico é todo inédito.

Além disso, o painel de instrumentos será digital, com uma tela de sete polegadas e ele contará também com iluminação ambiente com oito cores. A central multimídia de oito polegadas é completamente nova. De estilo semi-flutuante, ela conta com conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay sem fio

O Kardian será o primeiro modelo da marca produzido no Brasil a contar com sistema ADAS com dispositivos de auxílio ao motorista, como monitoramento de ponto cego, câmera 360º, piloto automático adaptativo, alertas de distância segura e colisão frontal e frenagem ativa de emergência. Ele ainda vem com auxiliar de partida em rampa, seis airbags, limitador de velocidade e controles de tração e estabilidade.

Renault Kardian.

Renault Kardian.

Na parte da comodidade, destaque para o ar-condicionado digital, as telas digitais, quatro portas USB sendo duas voltadas para o banco traseiro, carregador por indução, chave presencial, partida por botão e três modos de condução (Eco, Sport e MySense).

O conjunto mecânico do Kardian também é completamente inédito. O SUV inaugura o motor 1.0 turbo da marca no Brasil. O propulsor gera 125 cavalos e 22,4kgfm de torque e está alinhado a, também inédita, transmissão automatizada de dupla embreagem de seis velocidades, sistema Start&Stop e direção elétrica.

Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
À brasileira! Renault apresenta o Kardian, SUV desenvolvido no Brasil (fotos: Geison Guedes/DP e Renault).
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.
Renault Kardian.

*Viagem a convite da Renault

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.