46 milhões de doses

Governo confirma compra da Coronavac e imunização no primeiro semestre de 2021

Ao todo, o Ministério da Saúde confirmou a aquisição de 186 milhões de doses de laboratórios diferentes

acessibilidade:
Ao todo, serão 186 milhões de doses de laboratórios diferentes aplicadas no primeiro semestre de 2021. Foto: Marcelo Camargo/ABr

O Ministério da Saúde anunciou há pouco a compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa contra o coronavírus, Coronavac. Segundo o governo, elas se somam às adquiridas junto a outros laboratórios, totalizando 186 milhões de doses a serem administradas no primeiro semestre do ano que vem.

Além da Coronavac, o Brasil obteve 40 milhões de doses com a COVAX Facility, comandada pela OMS para garantir uma distribuição maior e 100 milhões de doses da vacina criada pela AstraZeneca/Oxford.

No segundo semestre, graças ao acordo de compartilhamento com a Universidade de Oxford, o Brasil deve produzir mais 165 milhões de doses.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o Brasil vai distribuir as vacinas por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI). Segundo ele, o Brasil tem “a expertise de todos os processos que envolvem esta logística, conquistada ao longo de 47 anos de PNI”.

Ao contrário das preocupações geradas por declarações de políticos que visam autopromoção, o ministro garantiu a imunização a todo o paíe. “As vacinas vão chegar aos brasileiros de todos os estados”, garantiu.

Reportar Erro