coágulos em vacinados

Vacina Johnson recebe dois pedidos nos EUA para interromper as aplicações

Recomendação tem objetivo de investigar causas da ocorrência de coágulos em seis pacientes vacinados

acessibilidade:
Empresa subcontratada desperdiçou 15 milhões de doses e teve produção suspensa até concluir inspeção. Foto: Dado Ruvic/Reuters

A vacina contra Covid-19 produzida pela farmacêutica Johnson&Johnson recebeu dois pedidos, nesta terça-feira (13), para que aplicação seja paralisada nos Estados Unidos, após casos de aparecimento de coágulos em seis pacientes vacinados.

A agência reguladora de medicamentos e alimentos FDA e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendaram que análises clínicas determinem a razão das ocorrências antes de continuar com o calendário de imunização.

“Até que esse processo seja concluído, recomendamos esta pausa. Isso é importante para garantir que a comunidade de profissionais de saúde esteja ciente do potencial para esses eventos adversos e possa se planejar, devido ao tratamento exclusivo necessário para este tipo de coágulo sanguíneo”, disse a FDA.

A vacina Johnson teve uso autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 31 de março e já passou por processo de compra. O Ministério da Saúde adquiriu 38 milhões de doses, a expectativa é que cheguem ao país no segundo semestre.

O imunizante é o único a ser administrado em dose única e também foi aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Até o momento, 6,8 milhões de norte americanos receberam a dose da vacina Johnson.

 

 

Reportar Erro