90,6 milhões têm 1ª dose

Ministério distribui mais de 160 milhões de vacinas contra covid-19

Desse total, 125,3 milhões de doses já foram aplicadas.

acessibilidade:
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, de máscara, terno, gravata sob um colete verde, observa esteira de desembarque de aeronave descarrega caixas de isopor contendo vacinas.
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga acompanha chegada de doses de vacina contra covid-19 ao Aeroporto Internacional de Brasília. Foto: Myke Sena/MS

O Ministério da Saúde ultrapassou a marca de mais de 160 milhões de vacinas contra a covid-19 distribuídas para os estados e Distrito Federal. Desse total, 125,3 milhões de doses já foram aplicadas. São 90,6 milhões de pessoas com a primeira dose, isto é, 56,6% do público-alvo de 160 milhões de brasileiros com mais de 18 anos. Além disso, 34,7 milhões com a segunda dose ou com dose única aplicadas e com a imunização completa, segundo o ministério.

Do total de doses enviadas para as unidades da federação, 81,5 milhões são da AstraZeneca/Oxford, 60 milhões são da CoronaVac/Sinovac, 17,8 milhões da Pfizer/BioNTech e 4,7 milhões da Janssen, imunizante de dose única.

De acordo com ministério, o Governo Federal já contratou mais de 630 milhões de doses de vacinas covid-19, por meio de acordos com diferentes laboratórios, a serem entregues até o fim do ano. Esse quantitativo é suficiente para imunizar toda a população alvo do país, ou seja, pessoas com 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades.

Segunda dose

Em nota, o Ministério da Saúde reforça que para imunização completa, é necessário que as pessoas tomem as duas doses. “A medida reforça o sistema imunológico e reduz as chances de infecção grave, gravíssima e, principalmente, óbitos em decorrência da covid-19”. No início de julho, lembra o ministério, foi lançada a campanha com a família do Zé Gotinha sobre a importância de todos completarem o esquema vacinal. (Agência Brasil)

Reportar Erro