insumos com atraso

Ministério da Saúde contorna escassez e diz que 2ª dose deve ser tomada a qualquer momento

O Instituto Butantan segue com atraso no calendário de distribuição devido à falta de insumos vindos da china

acessibilidade:
Ibaneis informou ainda que o Distrito Federal (DF) receberá 47.970 doses de vacina da Pfizer Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF.

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (27), uma nota técnica que orienta a população a tomar a segunda dose do imunizante contra a Covid a qualquer tempo que tenha excedido o prazo indicado pelos fabricantes das vacinas.

A medida visa contornar a escassez de doses da vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, a CoronaVac, anunciada ontem (26) pelo ministro Marcelo Queiroga.

“O que tem nos causado certa preocupação a CoronaVac, a segunda dose. Tem sido um pedido de governadores, de prefeitos, porque, se os senhores lembram, cerca de um mês atrás se liberou as segundas doses para que se aplicassem. E agora, em face de retardo de insumo vindo da China para o Butantan, há uma dificuldade com essa 2ª dose”, justificou o ministro.

A autorização para o escoamento das segundas doses na primeira aplicação, a fim de alcançar maior parcela da população, foi emitida pelo Ministério da Saúde em março.

 

Reportar Erro