Partygate

Polícia britânica aplica 20 multas por festas no gabinete de Boris Johnson

Polícia britânica investiga 12 encontros ocorridos na sede do parlamento e no gabinete do premiê

acessibilidade:
Boris Johnson busca apoio para retornar ao poder no Reino Unidos. Foto: Reprodução

A polícia londrina, Scotland Yard, anunciou, nesta terça-feira (29), que foram emitidas 20 multas por festas ocorridas no parlamento britânico e no gabinete do primeiro-ministro Boris Johnson enquanto vigorava o lockdown.

“Hoje começaremos a enviar 20 avisos de multa por violações das normas contra a Covid-19”, diz comunicado da força de segurança de Londres.

O documento não especifica quais são as pessoas que sofreram as sanções. De acordo com o porta-voz de Boris Johnson, o premiê britânico não recebeu nenhuma notificação.

Partygate

A Scotland Yard investiga 12 festas promovidas em Downing Street, sede do parlamento britânico, e no gabinete do premiê entre os anos de 2020 e 2021.

Os encontros contavam com a participação de numerosos convidados, dentre eles, o próprio Boris Johnson e de parlamentares.

A investigação ocorre pois no período que as reuniões ocorreram, o país estava sob medidas restritivas, incluindo o lockdown bastante rigoroso.

À época, o governo britânico determinou que encontros em ambientes fechados estavam proibidos e a aglomeração máxima permitida era de duas pessoas ao ar livre, com espaço de dois metros de distância entre tais grupos.

O caso ficou conhecido como partygate e, de acordo com a polícia britânica, novas sanções podem ser editadas e que as investigações ainda estão em andamento.

 

 

 

 

Reportar Erro