Vacina contra Covid-19

Farmacêutica apresenta primeiro lote da Sputnik V fabricada totalmente no Brasil

Segundo o grupo União Química, esse lote será enviado à Rússia para validação

acessibilidade:
Vacina russa Sputinik-V. Foto: Davi Assunção Rosa/Divulgação/União Química

A União Química concluiu o primero lote piloto de transferência tecnológica do insumo farmacêutico ativo (IFA) da vacina russa Sputnik V, contra a Covid-19, 100% produzido em território brasileiro. O lote foi apresentado pela farmacêutica nesta terça-feira, 30,  ao novo Embaixador Russo no Brasil, Alexey Labetskiy, e para autoridades do Ministério da Saúde.

A vacina Sputinik V já obteve a autorização de uso em 58 Países, com eficácia comprovada de 91,6% e ausência de reações adversas relevantes.

Segundo o Presidente do Grupo , Fernando de Castro Marques, esse lote será enviado à Rússia para validação do imunizante.

“A União Química reitera seu pioneirismo na produção de imunizante contra Covid-19 produzido no Brasil”, diz a empresa em nota.

A empresa inormou ainda que a Anvisa, aprovou o processo de certificação da planta fabril da União Química em Guarulhos que será responsável pelas operações de formulação, esterilização e envase da vacina, com o insumo farmacêutico ativo que deve ser fabricado nas instalações da Bthek, em Brasília.

“A inspeção ocorreu para a verificação das condições técnico-operacionais (CTO) da empresa, no período de 8 a 12 de março de 2021, devido às modificações na área fabril efetuadas para adequar o processo de fabricação da vacina Sputnik V”, informou.

Reportar Erro