Butantan

CoronaVac se mostrou eficaz em crianças a partir de 3 anos em testes na China, diz Dimas Covas

Presidente do Instituto Butantan informou que documentação "está sendo incorporada pela Anvisa"

acessibilidade:
Foto: Reprodução/EPTV

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, informou nesta sexta-feira, 11, que a CoronaVac, vacina contra covid-19, se mostrou eficaz em crianças e adolescentes durante testes realizados na China.

“A vacina do Butantan teve a sua aprovação para uso em crianças a partir de 3 anos, de 3 a 17 anos, na China. Essa documentação está sendo incorporada aqui também pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, disse Covas durante coletiva.

A Sinovac divulgou a aprovação da vacina em crianças nesta semana. Na ocasião, o presidente da farmacêutica, Yin Weidong, afirmou que os estudos clínicos nessa faixa etária começaram no início de 2021 e que os resultados mostraram que a imunização entre crianças é “tão segura quando em adultos”.

Segundo o o secretário estadual da Saúde Jean Gorinchteyn, um estudo da Faculdade de Medicina da USP constatou anticorpos contra a Covid-19 no leite materno, mesmo quatro meses depois que as mães tomaram a CoronaVac.

“A Covid é uma doença grave, é uma doença que mata, e a utilização das vacinas mostra que a produção dos anticorpos também protegem o bebezinho. É importante lembrar que isso já é visto em outras vacinas, como a da Influenza – proteger a mãe de formas graves de doença, passa para o bebezinho durante a gestação. Dessa forma, mesmo que a criança só possa tomar a vacina depois dos 6 meses, no caso da gripe, ela está protegida. Então, protege a mãe e protege o bebezinho na barriga e nos seus 6 primeiros meses de vida”, explicou o secretário da Saúde.

De acordo com a USP, estudos feitos nos EUA e em Israel também mostraram anticorpos Anti-SARS-CoV-2 no leite, induzidos pela vacina da Pfizer. Essa foi a primeira vez que se mostrou a presença de anticorpos induzidos pela CoronaVac.

 

Reportar Erro