Cláudio Humberto
Potencial Inteligência

Média nacional das pesquisas mostra Lula 7,7% à frente de Bolsonaro

Média ponderada com base nas mais recentes pesquisas confirma o favoritismo de Lula, com 40,9%, contra 33,2% de Bolsonaro

acessibilidade:
Disputa entre os candidatos é apertada. Fotos: Flickr

A média ponderada das intenções de votos para presidente, nos estados, com base nas mais recentes pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral e divulgadas até sexta (24), confirma o favoritismo de Lula (PT), com 40,9%, contra 33,2% de Jair Bolsonaro, segundo levantamento da Potencial Inteligência em parceria com o site Diário do Poder. Lula tem vantagem de 7,7 pontos percentuais, bem menor que algumas pesquisas recentes, como Datafolha, mas o petista lidera em 17 Estados, Bolsonaro em 8. Não houve pesquisa para presidente no Amapá e Rondônia.

Média de 25 pesquisas

A análise do estatístico Zeca Martins, diretor da Potencial, contempla 25 pesquisas, com mais de 37 mil entrevistas em 1.000 municípios.

Terceira via definha

De acordo a Potencial, Ciro Gomes (PDT), em 3º, tem média ponderada de 6,7% das intenções de voto, contra 1,8% de Simone Tebet (MDB).

Eleição polarizada

Os demais candidatos somam apenas 5,1%, os indecisos são 6,8% e prometem votar “branco” ou “nulo” 5,5% dos eleitores brasileiros.

Estatística descritiva

A análise da Potencial se utiliza da Estatística Descritiva e faz o cálculo da média ponderada da intenção de votos em cada um dos estados.

Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense, afirma que país tem que participar das investigações da queda do avião no Irã. Foto: Governo do Canadá/Reprodução.

Seis vezes menor, Canadá rivaliza em vacinação

O Brasil tem motivos para comemorar. Após ultrapassar os Estados Unidos “e abrir”, consolida-se como aquele, entre os maiores países, que mais aplica vacinas contra a Covid-19. Agora, o elogiadíssimo Canadá, com população de 38 milhões de pessoas, seis vezes menor que a brasileira, registra proporção idêntica de imunização, perto de 87%. O IBGE estima a população do Brasil em 214 milhões de pessoas.

Chupa, Canadá

Profissionais de saúde brasileiros já aplicaram vacinas em quase 185 milhões de habitantes, no Canadá foram vacinados 33 milhões.

Quesito vacinação

O Brasil já deixou para trás – há meses – grandes economias, como Estados Unidos e Reino Unido, que nem chegam a 80% de cobertura.

Exemplo mundial

As ricas Itália (84%) e Alemanha (77%), além de grandes populações como México (68%) e Nigéria (13%), estão longe do sucesso brasileiro.

Poder sem Pudor

O jeito afável de ACM

ACM apoiou com mão-de-ferro o regime militar, na Bahia. Governador, proibiu uma passeata em solidariedade à greve no ABC paulista, liderada por Lula, o metalúrgico. O deputado Elquisson Soares, presidente do PMDB, telefonou a ACM fazendo-lhe um último apelo. Ele negou e ainda provocou: “O que vocês acham da invasão russa no Afeganistão?” Soares respondeu: “Somos contra. Mas também somos contra à repressão no Brasil.” ACM gritou, do outro lado da linha: “Me respeite!” O deputado devolveu: “Me respeite você!” E ainda trocaram insultos. A passeata, claro, foi dissolvida.

Jogo bruto

Em meio a mais uma grave crise política e convencido de que é alvo de uma armadilha para torná-lo inelegível, Bolsonaro deve estar sentindo falta de mais políticos experientes e menos generais à sua volta.

Sentença orientada

Nove ministros do STF decidiram mandar Roberto Jefferson para a 1ª instância, mas indicando que ele cometeu crimes, em seus vídeos. Já houve um tempo em que essa decisão era de quem julgava o caso.

Essas pesquisas...

Em 2016, o então candidato a prefeito João Doria (PSDB) tinha 38% na pesquisa Datafolha divulgada no dia anterior à eleição, em outubro. Mas o tucano acabou eleito no primeiro turno, com 53% dos votos.

País acocorado

Em tempos de democracia, nunca um partido foi submetido a “calaboca”, como acontece no Brasil ao Partido da Causa Operária. O PCO esta proibido de se manifestar em pleno ano eleitoral de 2022.

Frase do dia

Notícia é gravíssima, se confirmada

Fabiano Contarato (ES), voz solitária no PT, sobre o caso da “interferência” de Bolsonaro

Muita estrada

Começarão apenas em 20 de julho as convenções partidárias, quando serão definidos os candidatos e os mandatos pretendidos. A data limite para o registro das candidaturas é 15 de agosto.

Olho no futuro

Associação dos Importadores de Máquinas e Equipamentos previu alta nas encomendas. “O mercado está muito confiante para os próximos meses”, diz o presidente da Abimei, Paulo Castelo Branco.

Na pandemia

Estudo do instituto Guttmacher, um dos maiores sobre o tema, revela que em 2020 foram realizados cerca de 930 mil abortos, nos EUA. É o primeiro aumento por dois anos seguidos registrado em mais de 20 anos.

100% inédito

Os Emirados Árabes Unidos atingiram uma marca inédita no mundo: todos os habitantes do país receberam ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados da plataforma Our World in Data.

Pergunta na campanha

O TSE vai fiscalizar o que é dito nos palanques ou só vale nas redes sociais?

Reportar Erro