Perdas humanas

Covid-19 já matou mais brasileiros que a sangrenta guerra do Paraguai

Conflito mais sangrento da História brasileira matou 50 mil e o coronavírus já supera os 52,6 mil

acessibilidade:
A batalha do Riachuelo, que liquidou as chances paraguaias, por Victor Meirelles (1883).

A pandemia matou um número maior de brasileiros que o conflito mais sangrento na qual o País se envolveu em sua História: a guerra do Paraguai. Provocada pela ousadia paraguaia de tentar anexar o Rio Grande do Sul, em 1865, a guerra durou 5 anos e matou 50 mil brasileiros. Até esta terça (23), já são 52,6 mil brasileiros mortos em 4 meses, desde o primeiro caso de infecção no dia 27 de fevereiro. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Se mais de 50 mil brasileiros não voltaram para casa daquela guerra, no caso dos paraguaios as baixas foram mais expressivas: 300 mil mortos.

A ideia era criar o “Grande Paraguai” com parte da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Acabou pequeno e ocupado por quase dez anos.

A derrota veio com a união dos países alvos. Brasil, Argentina e Uruguai formaram a Tríplice Aliança e liquidaram as pretensões paraguaias.

Uma das raras fotos da Guerra do Paraguai, que vitimou mais de 50 mil brasileiros.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.