Bem estar animal

Zoológico apresentará no Campos Party seu novo sistema de monitoramento

Equipamento avalia aspectos como a influência de ruídos externos

acessibilidade:

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília vai participar do Campos Party 2018, onde apresentará ao público seu novo sistema de monitoramento ambiental e sonoro remoto.

O diretor-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, Gerson Norberto ressalta que a implantação do sistema se deu graças à parceria com a Escola Técnica de Brasília (ETB) e que isso vem ajudando muito no trabalho de conservar e melhorar a qualidade de vida dos animais. “Estamos cercados por duas rodovias e ficamos próximo ao aeroporto. Sempre tivemos a preocupação de saber o impacto desse cenário”. O acordo foi fechado depois de uma visita de Gerson Norberto, à Campus Party de 2017.

O sistema será apresentado no Espaço Arena da Campus Party, exclusivo para pagantes. 

Desde abril o sistema vem operando no Zoo de Brasília, com cinco estações, nas áreas das corujas, elefante, serpentário e do mico-leão-dourado, que coletam dados que serão analisados para aprimorar a infraestrutura física e alguns procedimentos internos.

Os equipamentos avaliam a temperatura, umidade, pressão atmosférica, ponto de orvalho , a velocidade do vento e até como os ruídos externos, podem afetar o bem-estar dos animais.

Mortes no Zoológico 

No começo do ano houve três mortes no Zoológico de Brasília, o elefante Babu, a girafa Yvelise e a ádax Gaia.

O Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) abriu um inquérito para apurar se houve negligência ou imperícia de agentes públicos no manejos com os animais.

Campus Party

A Campus Party chegou aqui no ano passado, e já conta hoje com mais de 540 mil campuseiros cadastrados em todo o mundo.

O evento já percorreu o mundo, Alemanha, Argentina, Colômbia, El Salvador, Equador, Holanda, México e Panamá.

A iniciativa está presente no Brasil há dez anos e neste ano, além do Distrito Federal terá edições na Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rondônia e em São Paulo.

A Campus Party 2018  ocorre de 30 de maio a 3 de junho, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. (Com informações Agência Brasília)

Reportar Erro