Reunião com embaixadores

TSE mantém inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro

Ministros analisaram a defesa do ex-presidente e manteve a decisão

acessibilidade:
Ex-presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Alan Santos.)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou por unanimidade o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e manteve a decisão de torná-lo inelegível por oito anos. Tudo ocorreu por meio de uma votação virtual. 

A votação foi virtual . Os ministros analisaram a defesa do ex-presidente conhecido como “embargos e declaração” com a finalidade de esclarecer se haveria possíveis contradições ou omissões ocorridas em alguma decisão do colegiado começou na última sexta-feira (22) e acabou ontem (28).  

Jair Bolsonaro foi acusado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião com embaixadores, alguns meses antes das eleições de 2022, quando supostamente colocou em dúvida o sistema eleitoral brasileiro. 

O relator do caso, o ministro Benedito Gonçalves, votou contra o recurso e foi acompanhado pelos ministros André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Floriano de Azevedo Marques e Raul Araújo. 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.