Toffoli anula suspeição contra juiz que apoiou Lula e criticou Moro
Appio teve suspeição declarada na última semana pela 8ª turma do TRF-4
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, derrubou uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e anulou o processo de suspeição contra o juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela Lava Jato.
No despacho, o ministro determinou que qualquer decisão relacionada a Appio só será tomada após o fim da correição instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na vara responsável pela Lava Jato.
Eduardo Appio fez doações à campanha presidencial do petista Lula e usava a senha “Lul13” para acessar o sistema d Justiça. Ele também é investigado por se passar por outra pessoa, em telefonema ao filho advogado de um desembargador, na tentativa de incriminar o magistrado.
Desde que assumiu os processos da Lava Jato, Appio tomou decisões que contrariaram entendimentos do ex-responsável pelo caso, Sérgio Moro, hoje senador pelo Paraná.
Crítico da operação, Appio teve a suspeição declarada na última semana pela oitava turma do TRF-4.
Ao Diário do Poder, o advogado Pedro Serrano, que representa Eduardo Appio, afirmou que “a decisão do ministro recoloca o trem da legalidade e da constitucionalidade nos trilhos, suspende corretamente o processo administrativo contra Appio e invalida a declaração de sua suspeição. Sem duvida uma vitória da Constituição.”