MS em Brasília

TJ-MS banca despesas de 3 magistrados no ‘Gilmarpalooza’ em Portugal

Evento promovido em Lisboa pelo ministro Gilmar Mendes chamou a atenção pelo luxo, farra com dinheiro público e por desvios éticos

acessibilidade:
Magistrados sul-mato-grossenses e diretores da Universidade de Gênova: convênio assinado a 9.770 km de distância de MS (Divulgação/TJMS)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul gastou dinheiro do contribuinte com a ida de três desembargadores a Lisboa, em Portugal, para participar de evento promovido em junho pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O “Gilmarpalooza”, como ficou conhecido, foi cercado de luxo, farra com dinheiro público e questionamentos éticos e morais devido à participação de ministros, desembargadores e juízes, cujo encontro teve palestras de empresários com ações em tramitação nos tribunais, como no STF.

Somente em junho, o TJ-MS torrou R$ 417.826,15 em diárias a juízes e desembargadores. A maior parte dos recursos, segundo apuração do site Vox MS, foi utilizada para bancar a participação dos magistrados em seminários, encontros, congressos e fóruns, conforme publicação no Diário Oficial da Justiça.

Leia a matéria completa no MS em Brasília, parceiro do Diário do Poder.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.