Derrota para o governo

Sem votos pela aprovação, votação do Projeto da Censura é adiada

acessibilidade:
Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do "Projeto da Censura". (Foto: Agência Câmara)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), adiou a votação do “Projeto da Censura”, que estava previsto para ser votado nesta terça-feira (02). A oposição considerou que o adiamento foi uma vitória.

O próprio relator do projeto, deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) pediu a Lira que o texto não fosse votado. Ao chega na Câmara, Arthur Lira avisou que o texto só seria votado se houvesse condições de aprovação do texto.

O dia foi movimentado em Brasília com negociações entorno do projeto. Pela manhã, Lira se reuniu com o presidente Lula no Palácio do Planalto. O projeto também entrou na pauta da reunião. Após o encontro, o presidente da Câmara recebeu líderes na residência oficial para tentar costurar um acordo pela aprovação, mas, no decorrer do dia, os votos não se confirmaram.

Além das bancadas temáticas, partidos já se posicionaram contra o texto. Novo, PSDB, Cidadania e PL fecharam questão contra o projeto.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.