PGR pede que Moro seja condenado à prisão por falar mal de Gilmar Mendes
Moro pode perder mandato de senador
A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que condene o senador Sérgio Moro (União-PR) à prisão por declarações sugerindo que o ministro do STF, Gilmar Mendes, vende sentenças. A informação é da jornalista Mônica Bergamo.
De acordo com a PGR, o senador teria cometido crime de calúnia contra o ministro ao sugerir prática de corrupção passiva.
Em caso de condenação, se a pena for prisão por tempo superior a quatro anos, Moro deve perder o mandato de senador.
Veja abaixo o vídeo que motivou o pedido contra o senador.
🚨ATENÇÃO: Como se fosse uma santidade, Sérgio Moro acusou Gilmar Mendes de vender habeas corpus. Vocês acham normal que um ex-juiz diga mentiras sobre um Ministro do STF?? Marquem as autoridades competentes nesta postagem
📸@andre_serret pic.twitter.com/KLFCRQfPFm
— PESQUISAS E ANÁLISES ELEIÇÕES 2022 (@pesquisas_2022) April 14, 2023
Em nota, o senador negou que tenha feito qualquer acusação contra Gilmar Mendes. Veja a nota na íntegra:
“Os fragmentos do vídeo editado e divulgado por terceiros não revelam qualquer acusação contra o Ministro Gilmar Mendes. O Senador Sergio Moro sempre se pronunciou de forma respeitosa em relação ao Supremo Tribunal Federal e seus Ministros, mesmo quando provocado ou contrariado. Jamais agiu com intenção de ofender ninguém e repudia a denúncia apresentada de forma açodada pela PGR, sem base e sem sequer ouvir previamente o Senador.“