Cristiano Zanin

Oposição quer barrar indicação de Lula para o STF

O deputado Nikolas anunciou que vai abrir uma ação contra a nomeação de Zanin

acessibilidade:
Além de Nikolas, os senadores Moro e Mourão criticaram a indicação. (Foto: Ricardo Stuckert).

Após a confirmação da indicação de Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF),  o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta quinta-feira (01) que protocolou uma ação popular contra a nomeação de ex-advogado pessoal do presidente Lula (PT) para o STF, alegando violação dos princípios da moralidade e impessoalidade.

“Acabo de protocolar ação popular contra a nomeação de Zanin para o STF por violar os princípios da moralidade e impessoalidade. Além de ter sido seu advogado pessoal, Lula já afirmou que Zanin é seu “amigo e companheiro”. Lula quer emparelhar o STF, mas não aceitaremos”, declarou o parlamentar no Twitter.

Além de Nikolas, o senador Hamilton Mourão (REP-RS) também se opôs e disse ainda que “ao indicar Cristiano Zanin para o STF, Lula prestigia seu advogado de defesa, que conseguiu livrá-lo das condenação da Lava Jato, mas ignora o espírito republicano, abandonando nomes com mais mérito, isenção e experiência na magistratura“.

O senador Sergio Moro (União-PR) também criticou a indicação e alegou que “não favorece a independência da instituição e fere o espírito republicano.”

Entenda o caso do advogado:

Zanin foi advogado do presidente Lula durante os processos da operação Lava Jato e é o principal cotado a assumir a vaga do ministro Ricardo Lewandowski que teve a aposentadoria compulsória antecipada no dia 11 de abril deste ano.

Reportar Erro