Crime de responsabilidade

Mentira e ameaças a Moro fundamentam pedido de impeachment de Lula

Mentira sobre "armação" de Sérgio Moro está entre as alegações

acessibilidade:
Deputado Côrtes (RJ), líder do PL na Câmara - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara

O PL apresenta na tarde desta quarta-feira (29) um pedido de impeachment por crime de responsabilidade contra o presidente Lula, que, sem provas, acusou o senador Sérgio Moro (União Brasil-RJ) de “armação”  da trama descoberta pela Polícia Federal para sequestrar e matar o ex-juiz da Lava Jato e sua família.

A mentira do presidente Lula motiva o documento, que deve ser assinado por três dezenas de deputados federais. O pedido deve atribuir ao petista vários crimes, nos primeiros meses de governo.

Entre as acusações, o pedido destaca a fala de Lula que disse em entrevista que iria “fod* com Sérgio Moro”, interpretada como um estímulo à prática de violência contra o ex-magistrado.

O requerimento também traz a fala do petista falando que a operação da Polícia Federal que desarticulou um plano do PCC para sequestrar e matar autoridades era armação de Moro.

O pedido conta com a chancela da bancada do PL e do cacique do partido, Valdemar Costa Neto, e deve ser apresentado pelo líder da sigla na Câmara, deputado Altineu Côrtes.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.