61 dias negociando

Lula demite Ana Moser após 245 dias para cooptar o Centrão

Posse do novo ministro ocorrerá após o retorno de Lula do G20

acessibilidade:
Novos ministros de Lula, André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Rep-PE). Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados.

Após 61 dias de negociação, o presidente Lula (PT) anunciou os novos ministros nesta quarta-feira (6). A Esplanada atualizada terá o deputado federal André Fufuca (PP-MA), que assume o Ministério do Esporte e o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), que chefiará o de Portos e Aeroportos.

A decisão do petista veio após encontro no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente em Brasília, nesta quarta-feira (6).

Com a escolha, Lula estreita laços com o Centrão, que forma maioria no Congresso Nacional. É uma tentativa do Planalto de aprovar pautas de seu interesse no Congresso.

Márcio França, o antigo chefe do Ministério de Portos e Aeroportos deve ser remanejado para uma nova posta sobre empreendedorismo e economia criativa.

Ana Moser, que liderava o Esporte, recusou o cargo de autoridade olímpica oferecido pelo presidente. Na nota divulgada pelo governo confirmando a troca, não foi mencionado nenhum agradecimento à ministra, prática comum em anúncios deste tipo.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.