Comportamento humano

Luiz Gaziri lança livro que investiga a raiz da formação de crenças e da idolatria política

O livro intitulado "A Arte de Enganar a Si Mesmo" deve ser lançado dia 30 de outubro

acessibilidade:
“A Arte de Enganar a Si Mesmo”: pesquisador explora o desejo de alimentar a própria verdade (Foto: divulgação)

Há 39 anos, o Barão Vermelho lançava “Maior Abandonado” onde a poesia da letra ressalta: “Mentiras sinceras me interessam”. De 1984 para cá, muita coisa mudou, mas segundo o professor e pesquisador Luiz Gaziri, essa essência comportamental de acolher apenas informações que coincidem com nossa zona de conforto e nossas ideologias, continua a fazer parte de nossas vidas.
No âmbito da produção literária que explora as complexidades do comportamento humano, Luiz Gaziri confirma a cada obra a importância da pesquisa científica. Seu novo livro, intitulado “A Arte de Enganar a Si Mesmo”, previsto para ser lançado dia 30 de outubro nas maiores livrarias do país, enseja projetar luz sobre os intrincados processos do autoengano e suas ramificações na sociedade contemporânea. A obra já sai com o peso de um prefácio brilhantemente escrito pelo Professor Clóvis de Barros Filho, e depoimentos na contracapa escritos por cientistas de renome, como o “Padrinho da Influência”, Robert Cialdini, que é professor emérito de psicologia na Arizona State University.

Gaziri leu milhares de artigos científicos e visitou alguns dos cientistas mais influentes do mundo em instituições como Harvard, Stanford e Cornell para descobrir os vieses que fazem com que as pessoas idolatrem políticos corruptos, disseminem fake news, agridam membros de grupos opostos, aceitem as mais absurdas sugestões de políticos e encontrem soluções rasas para problemas complexos.

“A Arte de Enganar a Si Mesmo” se configura como uma exploração minuciosa dos meandros do autoengano, oferecendo uma abordagem profunda e analítica das motivações subjacentes às nossas ações e crenças aparentemente contraditórias. Com uma abrangência notável, Gaziri explora diversas facetas do comportamento humano e suas implicações sociais, tais como a “dissonância cognitiva” e “idolatria política”, examinando o fenômeno em que indivíduos mantêm crenças em contradição com evidências claras.

O professor também fala sobre como as pessoas são direcionadas pelo seu próprio viés de confirmação, revelando como elas tendem a rejeitar informações que contrariam suas crenças preexistentes, além de outros temas atuais como a hostilidade com a mídia, fake news, negacionismo científico, racismo, homofobia, violência com armas de fogo, efeitos psicológicos das mídias sociais, teorias da conspiração e muitos outros. Mais que um autor, Gaziri é um pesquisador do comportamento humano.
Para Gaziri, ensinar as pessoas com base na intuição, achismos e experiências passadas é uma aposta que pode custar muito caro. Sua missão é tornar a ciência acessível para que pessoas e organizações tomem melhores decisões e evitem erros custosos.

Além de sua contribuição literária, Gaziri também é reconhecido como professor de pós-graduação no MBE da Unicamp e na FAE Business School, palestrante requisitado e consultor em Negócios e Comportamento Humano. Graduado em Administração de Empresas pela FAE Business School, com MBA pela Baldwin-Wallace University e especialização em Liderança pela London Business School, Gaziri possui uma bagagem prática e acadêmica que confere riqueza às suas análises.

Gaziri também é autor de outros três livros sobre comportamento humano e negócios, que alcançaram os rankings de best-sellers em livrarias brasileiras. Seu primeiro livro, “A Incrível Ciência das Vendas”, foi reconhecido pela Revista VendaMais como um dos 25 melhores livros sobre vendas de todos os tempos. Sua segunda obra, “A Ciência da Felicidade”, recebeu elogios de cientistas de instituições renomadas e autores best-sellers internacionais. Seu mais recente livro, “Os Sete Princípios da Felicidade”, conta com o prefácio do distinto professor Leandro Karnal.
Sobre Luiz Gaziri

Luiz Gaziri é um dos pensadores mais provocativos da geração atual, remodelando a nossa forma de pensar sobre negócios, felicidade e comportamento humano com uma abordagem totalmente baseada em evidências científicas. Luiz é professor de pós-graduação na Unicamp e na FAE Business School, autor, palestrante e consultor corporativo. Formou-se em Administração de Empresas na FAE Business School, é MBA pela Baldwin-Wallace University (Cleveland, EUA) e especialista em Liderança pela London Business School (Londres, ING). Trabalhou por quase duas décadas como executivo em empresas dos mais variados segmentos e portes.
Entre suas centenas de clientes de palestras e consultorias estão empresas como BRF, Arcelor Mittal, Dunlop, Arauco, EBANX, Unimed, Sicredi, HSBC, Suzano, TEDx, Banco do Brasil, Electrolux, EY, Segfy, KPMG e Sankhya.
É autor dos livros “A Incrível Ciência das Vendas”,”A Ciência da Felicidade” e “Os Sete Princípios da Felicidade.” Sua mais recente obra, “A Arte de Enganar a Si Mesmo”, será lançada em setembro de 2023. Seus livros receberam elogios de dezenas de cientistas de instituições como Harvard, Yale, Stanford e Wharton, sendo destaque também em grandes veículos de imprensa como CNN, Globo, Estadão, Veja, Exame, Você S.A, Band, TV Cultura e CBN.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.