Governo convoca reuniões temendo derrota na MP dos Ministérios
Lula mudou agenda para receber grupo responsável pela articulação política
O presidente Lula alterou a agenda presidencial e convocou, nesta manhã, uma reunião no Palácio da Alvorada com o grupo da articulação política no Congresso. A agenda oficial previa um encontro com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, às 9h, como primeiro compromisso de Lula, mas não foi o que ocorreu.
Estiveram no Alvorada os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). A pauta é a articulação governista para evitar novas derrotas no Congresso, especialmente a Medida Provisória que reorganiza a Esplanada dos Ministérios. Caso não seja votada e aprovada, a configuração ministerial do governo Lula volta a ser a mesma do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Do lado dos deputados federais, também há movimentações. O presidente da Câmara, Arthur Lira, se reúne com líderes da Casa na residência oficial. O ministro Padilha esteve com Lula, foi ao encontro de Lira e voltou para agenda com Lula.
O desafio do governo é organizar a base aliada, sobretudo partidos como MDB, PSD e União Brasil, que ocupam cargos no primeiro escalão, como ministérios, e têm votado contra os interesses do Planalto.