MEI e Simples

Golpe do pix: Receita Federal alerta para crime contra MEI

 Receita Federal reforça que não envia boletos ou Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para pagamento por e-mail ou WhatsApp

acessibilidade:
Os golpistas enivam mensagens dizendo ser possível realizar pagamentos de dividas com descontos, via WhatsApp (Foto: PMDF)

A Receita Federal fez um comunicado alertando sobre mensagens fraudulentas que oferecem a possibilidade de realizar pagamentos de tributos via pix com desconto, pelo Whatsapp. Portando essas mensagens estão sendo enviadas por golpistas, que tem como alvo empresários enquadrados no Simples Nacional e microempreendedores individuais (MEI). 

No comunicado, a Receita Federal reforça que não envia boletos ou Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para pagamento por e-mail ou WhatsApp, e também não condiciona a concessão de isenções, reduções de multa/juros ao pagamento por pix. 

“A emissão de DAS ou DAS-MEI para pagamento de débitos em cobrança é feita no Portal do Simples Nacional ou no Portal e-CAC com acesso via código de acesso ou certificado digital ou ainda conta gov.br nível prata ou ouro”, disse a Receita. 

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.